Nelore Brasil: Leilão Brumado: Jeru FIV Brumado, a venda do ano (vídeo)
22 de outubro de 2010
Mercados Futuros – 25/10/10
26 de outubro de 2010

Carne de frango é a mais consumida pelo 3º ano

Com a alta nos preços da carne bovina, 2010 promete ser o ano do frango. Resultado do nível surpreendente de vendas, o balanço deste ano deve somar, até dezembro, 8 milhões de toneladas de frango servidas ao mercado brasileiro, volume 7% superior ao do ano passado, estima Francisco Turra, presidente da Ubabefe.

Com a alta nos preços da carne bovina, 2010 promete ser o ano do frango. Resultado do nível surpreendente de vendas, o balanço deste ano deve somar, até dezembro, 8 milhões de toneladas de frango servidas ao mercado brasileiro, volume 7% superior ao do ano passado, estima Francisco Turra, presidente da Ubabefe (União Brasileira de Avicultura).

Outros 3,8 milhões de toneladas deverão representar as vendas no exterior, que haviam caído no início do ano, mas se recuperaram e devem fechar o ano com volumes superiores aos de 2009. “Só temos problemas com a elevação dos custos de produção e o câmbio, um legítimo desastre para as empresas”, afirma Turra.

O consumo por habitante também já é estimado como recorde pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) que mede esse indicador por meio da comercialização de milho e farelo de soja nos criatórios, acompanhando também a produção destinada ao mercado interno. Pelo terceiro ano, a ave ultrapassa o boi na preferência do consumidor, com base no chamado índice de disponibilidade per capita medido pela companhia. A performance da carne de frango no mercado reflete a migração de consumidores para uma proteína mais barata, avalia Wander Fernandes de Souza, analista de mercado da Conab.

“Um quilo da carne nobre de frango pode custar 40% dos preços da carne de boi de segunda e leva a vantagem de ser mais saudável, fatores que explicam a migração do consumidor”, afirma Gilson Teodoro Amaral, proprietário dos Supermercados Candidés, com três lojas em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A rede contabilizou acréscimo de 30% nas vendas de carne de frango nos últimos três meses.

As informações são do Estado de Minas, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.