A carne cultivada em laboratório pela startup israelense Aleph Farms obteve a certificação de produto kosher, que segue as regras alimentares da lei judaica. Embora a proteína desenvolvida pela empresa ainda não esteja aprovada para venda ou consumo, o reconhecimento kosher abre as portas para a companhia atender a uma grande parcela da população de Israel assim que a carne obtiver a liberação.
“Essa decisão é significativa não apenas para a Aleph Farms como empresa, mas também para toda a indústria de carne cultivada. Ele estabelece uma base para um discurso público inclusivo sobre a interseção entre tradição e inovação em nossa sociedade”, disse Didier Toubia, cofundador e CEO da Aleph Farms, em comunicado.
A demanda por carne kosher está aumentando em todo o mundo, segundo a Aleph. A empresa afirma que as vendas globais ultrapassem a marca de US$ 100 bilhões até 2030, puxadas por Estados Unidos, França e Israel. Quase 74% da população israelense segue a religião judaica.
A startup informou também que já está em contato com autoridades muçulmanas, hindus e de outras religiões para certificar seus produtos como uma opção viável para práticas religiosas.
Fonte: Valor Econômico.