Quem disse que carne de Segunda não gera pratos de primeira? A carne de Segunda pode render pratos internacionais. Damos abaixo alguns exemplos de como a culinária de diversos países a apresentam, tornando estes cortes baratos em pratos sofisticados e saborosos.
França
Este é um prato que uma longa tradição por toda a França. Literalmente panela no fogo, hoje é considerado como um excelente prato para festas e reuniões. É apresentado em duas etapas: primeiro o caldo coado é servido como um consommé; depois a carne, o frango e as hortaliças são servidas como prato principal. Acompanha arroz branco.
Pot au Feu (rendimento: 12 porções)
– 750g de acém sem osso
– 1 pedaço de tutano (opcional)
– 8 bagos de pimenta do reino
– 1 colher (chá) de sal
– 1 pitada de tomilho seco
– 1 folha de louro
– 4 xícaras de água
– 750g de coxas de frango
– 10 a 12 cenouras pequenas
– 10 a 12 cebolas pequenas ou 3 cebolas grandes, cortadas em quartos
– 3 nabos médios cortados em quartos
– 4 talos de salsão cortados em pedaços de 2cm
– 3/4 colher (chá) de sal
– 1 pitada de pimenta do reino
Coloque a carne, tutano, pimenta, 1 colher (chá) de sal, tomilho e folha de louro numa panela de pressão. Adicione a água. Ferva em fogo lento por 1 hora. Adicione o frango, tampe e cozinhe mais 1 hora. Junte as cenouras, cebolas, nabos e salsão. Polvilhe com 3/4 colher (chá) de sal e a pimenta do reino. Tampe e cozinhe por mais 45 minutos ou até que a carne e hortaliças estejam macias. Retire o frango e hortaliças para uma travessa aquecida. Corte a carne em fatias. Coe o caldo. Sirva em taças de consommé como entrada.
Espanha
Cocido (rendimento: 8 porções)
Também é encontrado com o nome de olla podrida ou puchero dependendo da parte da Espanha ou da América Latina. As receitas variam de região para região, mas carne, linguiça e grão de bico são geralmente considerados essenciais para um verdadeiro cocido. Também é servido como o pot-au-feu em 2 etapas: caldo coado e prato principal.
– 750g de peito de boi ou acém
– 8 xícaras de água
– 1 pedaço de tutano (cerca de 1/2 kg)
– 1 cebola média picada
– 2 dentes de alho esmagados
– 1 folha de louro
– 2 1/2 colheres (chá) de sal
– pimenta do reino
– 1/2 kg de linguiça tipo paio cortada em fatias de 1cm de espessura
– 3 cenouras médias em rodelas
– 3 talos médios de salsão picados
– 2 latas de grão de bico (400g)
– 1 repolho cortado em 8 gomos
Apare o excesso de gordura da carne. Aqueça-a com a água, tutano, cebola, alho, folha de louro, sal e pimenta do reino. Cozinha em fogo lento por 1,5 horas. Frite o paio em fogo médio, virando-a, por cerca de 5 minutos. Escorra-a . Retire o tutano do caldo. Adicione o paio, cenouras, salsão, grão de bico (com o líquido da lata) e repolho ao caldo. Ferva em fogo lento por cerca de 30 a 40 minutos. Retire a carne do caldo. Corte em fatias. Retire o paio e as hortaliças com escumadeira. Arrume a carne e as hortaliças numa travessa aquecida. Sirva o caldo como entrada.
Alemanha
Sauerbraten mit Kartoffelklössen (12 porções)
Carne marinada com bolinhos de batata
Um dos pratos mais famosos da Alemanha. A palavra sauerbraten é derivada do fato que a carne adquire um sabor acre-doce pela marinada ácida e o molho aromatizado com pão de mel. A receita é originária dos tempos medievais, quando conservas tipo picles eram um meio de preservação e gengibre era uma especiaria exótica importada com grandes despesas do Oriente.
– 1,5 a 2 kgs de coxão duro
– 2 xícaras de água
– 1 xícara de vinagre de vinho tinto
– 1 cebola média em rodelas
– 6 cravos da Índia
– 4 bagos de pimenta do reino esmagados
– 1,5 colheres (chá) de sal
– 1 folha de louro
– 3 colheres (sopa) de óleo vegetal
– 1/2 xícara de água
Bolinhos de batata (segue receita)
– 8 pedaços de pão de mel (s/ cobertura de chocolate) esmagados (cerca de 1/3 xícara)
– 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
– 1/3 xícara de água
– 3 colheres (sopa) de farinha de trigo
Perfure a carne totalmente com um garfo. Coloque-a numa tigela de vidro ou barro. Misture 2 xícaras de água, o vinagre, cebolas, cravos, pimenta do reino, sal e folha de louro. Derrame sobre a carne. Cubra e refrigere por 2 a 3 dias, virando várias vezes a cada dia.
Retire a carne da marinada e seque-a . Coe a marinada e reserve. Aqueça o óleo na panela e refogue a carne até dourar, virando de vez em quando, cerca de 10 minutos. Retire a carne, elimine a gordura. Aqueça 2 xícaras da marinada e 1/2 xícara de água na mesma panela. Volte a carne ao fogo. Cozinhe, tampado, em fogo lento até ficar macia, cerca de 2 horas.
Prepare os bolinhos de batata. Retire a carne para uma travessa, mantendo-a aquecida. Meça o líquido do cozimento e elimine o excesso de gordura. Adicione água suficiente à marinada reservada para obter 2,5 xícaras. Volte à panela. Adicione o pão de mel esmigalhado e o açúcar mascavo. Misture 1/3 xícara de água com a farinha de trigo. Aos poucos, derrame sobre o líquido da panela. Ferva mexendo por 1 minuto. Coe o molho e sirva com a carne e os bolinhos de batata.
Bolinhos de batata
– 2 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
– 2 fatias de pão de fôrma (sem casca) em cubos
– 3,5 xícaras de batatas cozidas esmagadas
– 1 xícara de farinha de trigo
– 1,5 colheres (chá) de sal
– 1 pitada de noz-moscada
– 1 pitada de pimenta do reino branca
– 2 ovos batidos
– 4 litros de água
– 2 colheres (chá) de sal
– 2 colheres (chá) de margarina ou manteiga
– 2 colheres (sopa) de farinha de rosca
Frite os cubos de pão na margarina em fogo médio, mexendo freqüentemente até dourar. Misture a batata, farinha, 1 ½ colheres (chá) de sal, a noz moscada e pimenta do reino. Junte os ovos, bata a massa até que mantenha o formato. Enfarinhe as mãos levemente. Molde cerca de 2 colheres (sopa) de massa em bola. Pressione com a ponta do dedo para obter um buraco no centro, coloque 4 cubos de pão no buraco. Sele modelando em bola de novo. Repita com o restante da massa e cubos de pão. Ferva a água e 2 colheres (chá) de sal. Aqueça 2 colheres (chá) de margarina numa frigideira até derreter. Refogue a farinha de rosca na margarina até absorvê-la e reserve. Mergulhe as bolas de batata na água fervente, mexendo uma ou duas vezes. Cozinhe em fogo lento, sem tampar, até que estejam prontas, 12 a 15 minutos. Retire com escumadeira. Polvilhe as bolas com a farinha de rosca reservada.