Duas redes de supermercados japoneses de médio porte começaram a vender carne bovina norte-americana ontem. Essas devem ser as primeiras redes no país a estocar o produto dos EUA depois que o embargo de dois anos foi suspenso no início do mês.
Marunaka, uma rede de supermercados da ilha de Shikoku, está oferecendo carne bovina do Kansas em 113 filiais, de acordo com o porta-voz da empresa, Tomiyoshi Sakai.
Ele disse que os preços estão cerca de 30% mais caros que os oferecidos antes da suspensão do comércio em 2003, pois as seis toneladas importadas pela companhia foram trazidas via aérea e a oferta é reduzida.
Em 12 de dezembro, o Japão retirou o embargo sobre as importações de carne bovina dos Estados Unidos, imposto após o primeiro caso de “vaca louca” registrado no rebanho norte-americano. O Japão era o mercado mais lucrativo para os EUA antes de ser fechado.
Sakai acredita que essa rede de supermercados está entre as primeiras a comercializar o produto dos EUA no Japão, mas que ainda precisará verificar se os consumidores japoneses estão prontos para aceitá-lo. “Acredito que metade dos consumidores deve ter preocupações com a segurança do produto, embora outros estejam com vontade de comprar porque a carne norte-americana era popular”, disse.
Cowboy, outra rede de supermercados da ilha de Hokkaido, também informou que estava começando a oferecer a commodity em quatro filiais, de acordo com o representante, Nobuyuki Shibata.
A carne bovina norte-americana enfrenta uma séria batalha para reconquistar o mercado japonês. Uma pesquisa recente feita pela agência de notícias Kyodo News mostrou que 75% dos japoneses não estão dispostos a consumir o produto devido ao receio com a doença. Já 21% dos entrevistados consumiriam.
Fonte: Estadão/Agronegócios (por Bruno Marfinati), adaptado por Equipe BeefPoint