O primeiro embarque de carne bovina gaúcha para a União Européia (UE) depois dos focos de aftosa no Rio Grande do Sul deve sair até o final desta semana – as vendas foram suspensas em maio, mas já foram liberadas. O presidente do frigorífico Mercosul (Bagé), Mauro Pilz, informa que já existem negócios fechados com Alemanha e Ilhas Canárias.
Pilz não revela o volume a ser vendido nessa primeira remessa, mas lembra que as exportações para os países integrantes do bloco europeu representavam um faturamento de US$ 1 milhão por mês para o Mercosul até a suspensão das compras. A expectativa de Pilz é de recuperar gradativamente esse mercado.
Além do mercado europeu, a China também está nos planos de negócios dos gaúchos. Integrante da comitiva do governo que visita aquele país, o secretário da Agricultura, José Hermeto Hoffmann, pediu ontem a imediata liberação das exportações de frango do Estado para o mercado chinês.
Hoffmann participou de uma audiência no Ministério da Agricultura da China, em Pequim. Também solicitou que uma comissão venha ao Estado avaliar a qualidade do rebanho, para atestar a sanidade. O secretário aproveitou o encontro para entregar um convite para que o ministro da Agricultura da China, Du Quinglin, participe da Expointer 2002.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint