O Programa Carne Certificada Hereford, da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), encerrou 2025 com o abate de 50 mil animais, um crescimento de 5,04% em relação ao ano anterior. Conforme a entidade, o resultado é atribuído à ampliação do número de certificações, criadores participantes e ao fortalecimento da marca Hereford junto à cadeia produtiva. A receita obtida com as vendas não foi divulgada.
O gerente executivo da ABHB e gerente do programa, Felipe Azambuja, afirma que os resultados de 2025 refletem o trabalho desenvolvido pela associação em conjunto com os parceiros. “O crescimento acompanha o aumento no número de criadores, o trabalho de base e o avanço dos registros, especialmente em Santa Catarina, onde esses indicadores evoluem de forma integrada”, avalia.
Outro ponto destacado pela ABHB em 2025 foi o crescimento das exportações de carne Hereford certificada, que totalizaram 263,31 toneladas embarcadas ao longo do ano, o dobro dos embarques realizados em 2024. As cargas tiveram como destino Maldivas, Portugal, México, Itália, Holanda, Canadá e Suíça, mercados que, segundo a entidade, vêm ampliando a demanda por carne bovina com origem identificada.
Os embarques incluíram cortes do traseiro e do dianteiro, como picanha, bife de vazio, contrafilé, filé mignon, filé de costela, alcatra, patinho, lagarto e raquete, atendendo diferentes exigências comerciais dos mercados internacionais, segundo a ABHB.
As vendas de animais vivos também foram comemoradas pela associação. A temporada de remates oficiais de 2025 contou com realização de 55 leilões ao longo do ano, frente aos 45 registrados em 2024, o que representa um crescimento de 10% no número de eventos oficializados pela entidade.
Esse avanço se refletiu diretamente no desempenho financeiro da temporada, com faturamento acima de R$ 47 milhões, além de evolução nas médias das categorias comercializadas, sustentada por uma oferta ampliada de reprodutores e matrizes e por alta liquidez ao longo dos eventos.
Segundo Azambuja, a tendência positiva para o gado Hereford e Braford deve continuar em 2026. “A pecuária está em uma curva ascendente, beneficiando todas as raças de corte. Além disso, o mercado externo está aquecido, tanto na exportação de carne bovina e de animais em pé”, destaca.
Fonte: Globo Rural.