Os dados de importação de carne bovina de Taiwan mostram que, durante os primeiros três meses de 2004, a Nova Zelândia teve forte participação neste mercado.
A proibição da carne bovina dos Estados Unidos e do Canadá no mercado de Taiwan levou a Austrália e a Nova Zelândia a serem os dois principais fornecedores deste produto. Durante o primeiro trimestre de 2004, a Nova Zelândia foi responsável por 54% do total de carne bovina importada pelo Taiwan, seguido da Austrália, que foi responsável por 42% deste mercado.
Taiwan importou 17.690 toneladas de carne bovina durante este período, 7% a menos do que no mesmo período do ano anterior. As importações de carne bovina resfriada da Austrália aumentaram em 66%, para 434 toneladas, enquanto as importações de carne congelada caíram 4% com relação a 2003, para 7.936 toneladas.
Os volumes de carne bovina resfriada aumentaram em 70%, com 1.153 toneladas e carne congelada alcançou a marca de 55%, o equivalente a 8.322 toneladas. As importações de carne resfriada da Nova Zelândia ultrapassaram os volumes tipicamente importados dos Estados Unidos durante o mesmo período.
Algumas fontes indicam que os exportadores neozelandeses foram rápidos em responder à demanda de Taiwan nos primeiros meses do ano. A menor oferta de produtos e a forte demanda de outros mercados chave, como Japão e Coréia, durante o período, também contribuíram para esta tendência.
Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint