Com cinco meses de atuação no mercado gaúcho, a carne Pampa já conquistou seu espaço junto ao consumidor. Isto porque, de março até agosto, as vendas totalizaram cerca de 337,5 mil toneladas entre os 12 pontos de colocação do produto, sendo que o principal comprador é uma rede de supermercados de Porto Alegre (RS). A carne Pampa é produzida somente com novilhos jovens, da raça Hereford e Braford, em um trabalho desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores.
Segundo a coordenadora de marketing do projeto, Márcia Dutra Barcelos, a carne é mais macia e oferece todos os cortes tradicionais, além do “entrecot”, produto diferente entre as concorrentes. Além disto, ela é apresentada ao consumidor, embalada a vácuo, prática que diminui o manuseio da carne entre o processo de produção e o de colocação na gôndola.
Cerca de 135 propriedades rurais gaúchas participam do programa, fornecendo animais para serem abatidos. Técnicos da associação atuam no processo orientando o pecuarista sobre como conduzir o seu rebanho para que possa ganhar o certificado de qualidade adotado pela raça. “Se o animal atingir todas as especificações do programa, o criador pode ganhar até 3% de bônus sobre o preço do quilo do boi a ser pago”, ressalta a Márcia.
Para a presidente da Associação, Greice Martins, a economia mundial vem sofrendo grandes transformações nos últimos anos. A competitividade entre as empresas tem aumentado nos mais diversos segmentos, alterando o ambiente mercadológico. As ações conjuntas dentro de uma cadeia produtiva são fundamentais como forma de sobrevivência. Além disto a busca constante de satisfação do cliente que hoje quer um produto diferenciado, propiciou o momento para a concretização deste projeto, “que é muito importante para todos os produtores, porque leva seu produto diretamente ao ponto de venda, numa ação conjunta, com possibilidade de ganhos maiores”, afirma. Para a dirigente, os resultados de vendas conquistados, até agora, são bastante positivos, pois mostram que a iniciativa está dando certo.
Fonte: Agropress Agência de Comunicação (por Nelson Moreira), adaptado por Equipe BeefPoint