Vendas de carne bovina do Paraguai teve queda de 42% nos dois primeiros meses deste ano, motivo é o aumento das exportações brasileiras.
Os paraguaios amargaram uma queda de 42% nas vendas de carne bovina nos dois primeiros meses deste ano. O motivo é o aumento das exportações brasileiras.
O crescimento dos embarques do Brasil vai obrigar o setor frigorífico do país vizinho a redirecionar seus negócios e a União Européia é apontada como tábua de salvação para a recuperação das exportações aos níveis de 2006, informou reportagem de Cícero Faria, do Correio do Estado/MS.
O presidente da Associação Rural do Paraguai (ARP), Alberto Soljancic, informou que neste momento as exportações de carne do Paraguai foram reduzidas bastante. A Rússia, que no ano passado foi o principal mercado paraguaio, agora passou a comprar fortemente do Brasil, prejudicando as vendas do país vizinho.
Segundo relatório do Ministério da Fazenda do Paraguai, em janeiro e fevereiro o país conseguiu exportar apenas US$ 17 milhões para a Rússia, enquanto em 2006 o valor atingiu US$ 30 milhões no mesmo período.