Restaurante Fazenda Barbanegra realiza 2º Concurso de Assadores em Porto Alegre, RS
14 de novembro de 2014
Carne suína custa o dobro da de frango; bovina, 2,5 vezes a mais
14 de novembro de 2014

Carne sustentável vira aposta de renda e preservação no Mato Grosso

A pecuária integrada, que potencializa ao máximo os recursos disponíveis, tem uma gestão mais eficiente e otimiza os recursos disponíveis, em oposição ao modelo extrativista, vem ganhando espaço nos campos do Mato Grosso. Os resultados têm sido animadores: maior produção de carne, criação de um número superior de animais em cima de uma área, além do benefício ambiental, social e econômico. O tempo de abate caiu, a qualidade da carne melhorou e a renda dos produtores segue a mesma trajetória.

Um dos exemplos disso é o município de Alta Floresta, no norte do Mato Grosso. Depois de ser taxado como um dos maiores desmatadores da Floresta Amazônica, o município batalha para manter controladas as taxas de desflorestamento e de queimadas, busca a regularização ambiental, além de mais eficiência aos modelos produtivos que movem a economia local.

Dessa forma, a Iniciativa de Pecuária Integrada, do Instituto Centro de Vida (ICV) lançou um programa onde 10 propriedades rurais foram selecionadas para implementação das chamadas boas práticas agropecuárias, desenvolvidas pela Emprapa. Elas deveriam aperfeiçoar a gestão das fazendas, aprimorar o manejo de pastagem, a suplementação alimentar do gado, além da gestão sobre os recursos humanos, graças a diagnósticos feitos por consultores especializados. Em dois anos na fase piloto nas propriedades rurais, a iniciativa já permitiu resultados produtivos acima dos índices da chamada pecuária tradicional.

Os resultados positivos levaram o ICV a ampliar programa, que virou microrregional, incluindo outros municípios. A meta agora é conquistar de 200 a 300 novos produtores nos próximos dois anos, que dessa vez, precisarão manifestar seu interesse em participar.

Nesse contexto, a indústria frigorífica já assumiu o compromisso de assegurar um prêmio pela qualidade da carne produzida naquelas propriedades participantes. É o caso da JBS da região de Alta Floresta. Por enquanto, a bonificação de preço, baseada em critérios de qualidade da carcaça, ainda não foi definida.

Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.