Mais uma vez, a tendência dos produtos de carnes vermelhas e de frango que foram expostos no Restaurant Hotel-Motel Show poderia ser resumida em apenas três letras: P – R – E, ou seja, pré-cozidos, pré-fatiados, pré-preparados, pré-temperados e pré-repartidos em porções.
Enquanto algumas companhias introduziram novos produtos durante o evento, muitas outras exibiram suas marcas já testadas e posicionadas no mercado na esperança de ganhar distribuidores e novos consumidores. Seguem alguns produtos que foram exibidos e as tendências que impulsionam o desenvolvimento de novos produtos no setor de Foodservice.
Conveniência e controle de porções
A companhia Dalzell, S.C., situada em Manchester Farms, mostrou um novo produto de frango. Introduzido há dois anos, o produto é oferecido empanado, marinado, sem ossos, sem pele e totalmente feito com carne de frango, colocado em um espeto de pau, que pode ser assado em forno, chapa ou grelha, ou ainda, frito. Ele é oferecido de duas formas, com carne branca ou escura.
Quando perguntado sobre o que incentivou a criação deste produto, o gerente geral da companhia, C. Michael Davis, disse que foi o crescimento da demanda dos consumidores por alimentos mais convenientes, separados em porções.
Sem tempo para cozinhar
Já a diretora de marketing do Home Run Inn, situada em Woodridge, Illinois, companhia líder na produção de pizzas congeladas, Cindy Johnson, disse que a empresa faz pizzas há mais de 50 anos. “O que é novo em nossa exibição é, na verdade, bastante antigo. Desta forma, o que está impulsionando seus negócios? Johnson disse que a substituição das refeições domésticas por pratos mais práticos. “As pessoas não têm tempo de cozinhar”.
Carne orgânica
A empresa Green Circle Organics, situada em Washigton, apresentou na mostra produtos naturais, especialmente sua linha em expansão de carne bovina orgânica. “Nós estamos quase prontos para lançar hambúrgueres”, disse o porta-voz da companhia, Michael Randolph. “A conscientização das pessoas sobre as carnes orgânicas está começando a acontecer e eu espero que haja um crescimento explosivo”.
A processadora de carne bovina da Philadelphia, Vincent Giordano, não exibiu na mostra nenhum novo produto, mas o show justificou a participação da companhia. “Mas as principais tendências que estão impulsionando nossos negócios são o melhoramento da segurança dos produtos e a garantia aos nossos consumidores de que eles estão adquirindo um produto saudável” disse Mike Bosse.
Os negócios têm sido bons para esta companhia que, recentemente, dobrou o tamanho de sua fábrica na Philadelphia com modernas tecnologias para fabricar produtos prontos para comer.
Cachorro quente
Como não poderia faltar em uma exposição de alimentos nos EUA, a companhia Ladanya’ Red Hot Chicago Food Enterprises Inc. exibiu seus cachorros-quentes, produto que fez o sucesso da companhia. “Nós mostramos a mesma coisa todo ano”, disse o presidente da companhia. “Nós estamos exibindo o verdadeiro cachorro-quente no estilo de Chicago”. Esse produto é feito a base de salsichas feitas totalmente com carne bovina.
Só esquentar
A companhia Rose Packing Co., de Barrington, Illinois, exibiu uma grande quantidade de alimentos para esquentar e comer, entre outros produtos, mas o principal produto exibido pela companhia foi seu novo sanduíche “Breakfeast Wrap”, que pode conter presunto, carne suína ou bacon canadense. Esse produto é ideal para grupos de hotéis que servem cafés da manhã continental aos clientes.
“Em nossa indústria, os consumidores querem mais do que apenas os tradicionais presuntos, salsichas e bacon canadense”, disse o gerente regional de vendas da companhia, Frank Vainisi. “Eles estão demandando produtos com maior valor agregado, como os nossos sanduíches Breakfeast Wrap”.
A companhia Henry J Meat Specialties, de Chicago, expôs um número de itens, incluindo seu novo peito de carne bovina enlatada, bem como sua carne bovina picada enlatada (corned beef brisket). “Nossa carne bovina tem 1/3 a menos de gordura do que outros produtos picados em conserva, e o nosso é fresco”, disse o porta-voz da companhia, Courtney Boho.
A companhia Quick-to-Fix Foods, de Garland, Texas, exibiu seus 6 tipos de hambúrgueres pré-cozidos, que incluem: Original Pub Steak Burger, Onion Pub Burger, Cheese Pub Burger, Bacon Cheese Burger, Pork Pub Burger, e Angus Pub Steak Burger. Dependendo do tipo, o tamanho deles pode variar de 3 a 6 onças (85 a 170 gramas).
Bacon
A Sugar Creek Packing Co., de Hamilton, Ohio, exibiu sua linha completa de bacon, com pizzas com bacon em cima sendo um produto novo oferecido. Os negócios têm sido tão bons para esta companhia que ela já abriu uma nova fábrica de processamento de bacon em Dayton, Ohio.
“Eu acho que o bacon cozido está direcionando a indústria de foodservice”, disse o porta-voz da companhia, Jim Coughlin. “Todo mundo quer um bacon totalmente cozido que não se pareça com um bacon cozido. Nós estamos trabalhando no desenvolvimento de novas tecnologias para suprir esta demanda”.
Pré-cozidos
A companhia Curly’s Foods Inc., que faz parte da John Morrell & Co., mostrou sua nova linha de carnes pré-cozidas de frango, bem como de bovinos e suínos. “As pessoas estão querendo cada vez mais produtos pré-cozidos”, disse o presidente da companhia, Neil Feinberg. “Esses produtos permitem ao consumidor economizar trabalho, e ainda, aumentam o controle de qualidade. Eles permitem que cada restaurante de uma rede exponha produtos uniformes. Os produtos pré-cozidos são o futuro”.
Já a companhia John Morrell & Co. expôs as carnes pré-fatiadas de bovinos, peru, bem como pernil suíno, da marca Deli Delivered, sua nova linha de produtos. Segundo a companhia, esse produto tem a vantagem de ser oferecido em já porcionados, além de estarem em embalagens cuja tecnologia aplicada permite a rápida e fácil abertura.
Exóticos
Já a companhia Catelli Brothers, de Collinswood, N.J., mostrou uma linha completa de produtos, e um de seus mais novos lançamentos foi o bacon de vitelo.
A canadense Van Vooren Game Rach Inc., de Ontário, mostrou sua linha completa de produtos naturais, feitos com carne de faisões, para Foodservice. Esse produto é refrigerado, embalado a vácuo, totalmente formado de músculo, sem osso, e não é pré-cozido, levando aproximadamente 25 minutos para ser preparado. Esse tipo de produto é geralmente vendido em restaurantes finos. Mesmo nesses casos a uniformidade do produto é um problema. É aí que a Van Vooren Game Rach Inc. quer se diferenciar.
Comentário BeefPoint: Essa é uma feira de produtos para Foodservice, isto é restaurantes, hotéis, lanchonetes, etc. A cadeia da carne bovina brasileira deve estar atenta a esse setor, que cresce a cada ano junto com a tendência de se aumentar o número de refeições fora de casa. Novos produtos, com sabor e tempero diferente e mais fáceis de preparar são a grande tendência, pois a cada dia é exigido de restaurantes e afins que a refeição seja saborosa e rápida.
Fonte: MeatingPlace.com, adaptado por Equipe BeefPoint