Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 01-março-2023
2 de março de 2023
CEPEA: Preços da arroba recuam em fevereiro
2 de março de 2023

Carnes: Riscos sanitários trazem volatilidade ao mercado com caso de vaca louca no Pará e gripe aviária na vizinha Argentina

O XP Investimentos lançou um novo relatório de acompanhamento semanal dos mercados de carnes, grãos e S&E, elaborado pelo Samuel Isaak, analista de commodities agrícolas.

Confira abaixo as informações sobre o mercado de carnes:

Riscos sanitários trazem volatilidade ao mercado

Boi. A notificação de um caso atípico de “vaca-louca” no Pará levou à paralisação das exportações para a China, que ficam suspensas até uma devolutiva do governo chinês. O mercado espera uma retomada rápida, diferente do caso de 2021 que travou exportações por 3 meses.

Frango. Cotações vêm sendo pressionadas pelo excesso de oferta, e o Brasil segue livre de gripe aviária. Porém, em fevereiro foram reportados casos na Argentina e Uruguai, que mantêm o setor em alerta. 

Suíno. depois de meses com margens negativas, o setor começa a frear os abates, o que, alinhado à boa demanda de exportação, trouxe suporte para os preços em fevereiro, apesar da queda das demais carnes nos preços de varejo.

Fatores Baixistas

Boi – O caso atípico de vaca louca trava as exportações brasileiras de carne bovina para a China. 

Frango – Alta oferta de frango com pintos de corte alojados em Dezembro

Suíno – Perda de competitividade frente ao frango no mercado doméstico 

Fatores Altistas

Boi – Governo articula reabertura para o mercado Chinês 

Frango – Gripe aviária chega cada vez mais perto do Brasil 

Suíno – Alta recente dos preços de suíno na China melhoram competitividade do Brasil

Fonte: XP Investimentos.

Os comentários estão encerrados.