JBS USA anuncia expansão da planta de suínos da Plumrose em Ottumwa
12 de fevereiro de 2019
Uruguai analisa a conveniência de interromper a vacinação contra aftosa
12 de fevereiro de 2019

Carrefour apoia crowdfunding para agricultura sustentável

O varejista francês Carrefour anunciou planos de trabalhar ao lado de produtores de alimentos, incluindo a Danone, para lançar a plataforma de crowdfunding MiiMOSA Transition.

Através da plataforma, as empresas esperam fornecer apoio financeiro para a transição para sistemas agrícolas mais sustentáveis. A iniciativa segue o compromisso do Carrefour, feito ao lado do World Wildlife Fund (WWF), para ajudar os produtores a mudar para métodos para agricultura orgânica.

https://www.miimosatransition.com 

Promovendo a produção sustentável

Após um projeto piloto inicial de crowdfunding para produtores em Perpignan e Toulouse, o Carrefour está inovando com o MiiMOSA, a principal plataforma de crowdfunding da França para projetos agrícolas e alimentícios.

A empresa disse que está unindo forças com a Danone, Herta, D’Aucy e Les Paysans de Rougeline para lançar o MiiMOSA Transition. Todas as partes envolvidas nesta parceria concordaram em fornecer apoio financeiro para ajudar os produtores a lançar projetos agrícolas baseados em “práticas virtuosas de cultivo”, tais como métodos de agroecologia e agricultura orgânica.

Esta solução de financiamento original reúne os principais intervenientes do setor agroalimentar, a fim de ajudar e incentivar os produtores a melhorarem os seus métodos de agricultura, criação de gado e produção.

“Ajuda com conversões”

Ao aderir ao projeto MiiMOSA Transition, o Carrefour disse que vai reforçar o apoio que fornece aos seus fornecedores que estão trabalhando para adotar práticas mais sustentáveis. A empresa afirmou que quer ser um “líder mundial” na promoção da produção sustentável de alimentos, que chama de “transição agrícola”.

Semelhante à promoção de orgânicos do Carrefour em cooperação com a WWF, a operadora de supermercados disse que esta nova parceria importante está “abrindo as portas” para o crowdfunding para a transição agrícola.

“Nosso compromisso com o MiiMOSA é um marco para o Carrefour como parte de seu esforço para apoiar a transição agrícola. É algo que nossos parceiros produtores queriam, assim como todos os consumidores”, disse Laurent Vallée, Secretário Geral do Carrefour.

Uma “mudança de paradigma” no financiamento agrícola

O envolvimento de grandes corporações como Carrefour e Danone sinaliza uma “mudança de paradigma” no financiamento de modelos para empresas agroalimentares, sugeriu o fundador do MiiMOSA, Florian Breton.

“Nossa colaboração com o Carrefour é uma evidência da mudança de paradigma que estamos vendo no financiamento para agricultura e alimentos. Ao unir forças com o MiiMOSA Transition, o Carrefour decidiu fornecer aos seus fornecedores uma solução de financiamento inovadora, nacional e inclusiva que envolve todos”.

O papel do Carrefour é crucial para a introdução bem sucedida deste novo modelo, continuou Breton.

“O seu papel será de fundamental importância na coordenação e co-financiamento de seus produtores, apoiando-os à medida que mudam para práticas mais virtuosas para os consumidores e para o planeta”.

Compromisso Sazonal

Em um anúncio separado, o Carrefour disse que só levará produtos sazonais em suas lojas Bio. A empresa lançará a iniciativa em um teste de três meses como parte de sua iniciativa Act for Food.

“Nossa ambição de se tornar líder mundial na transição alimentar requer decisões corajosas em favor de uma produção ambientalmente correta que garanta produtos de qualidade”, disse Benoit Soury, diretor do mercado de orgânicos do Carrefour.

Fonte: Dairy Reporter, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.