Mercado Físico da Vaca – 15/06/10
15 de junho de 2010
Mercados Futuros – 16/06/10
17 de junho de 2010

Carta Aberta de Agradecimentos ao Dr. Inácio Afonso Kroetz

Imbuído de elevado espírito público, conhecimento científico e sintonia com as necessidades da globalização e da internacionalização de empresas exportadoras brasileiras, Vossa Senhoria teve um papel relevante à frente da Secretaria de Defesa Agropecuária, nos últimos 3 anos, formulando e implementando políticas de defesa e inspeção sanitária, representando de maneira eficiente os interesses do Brasil junto aos organismos internacionais, participando ativamente de negociações com autoridades sanitárias de países importadores de nossos produtos agropecuários, especialmente as carnes, onde são grandes as barreiras de toda ordem e ainda mais acentuadas as exigências sanitárias.

Como é de seu conhecimento e de todos os profissionais do setor bem informados o último relatório da FAO (2009) menciona claramente que a população mundial continua crescendo a taxas além do racionalmente desejável, devendo atingir 9,2 bilhões de indivíduos em 2050. Graças ao desenvolvimento científico e tecnológico, aos investimentos privados e à atuação dos governos nacionais na implementação de políticas públicas adequadas, as grandes regiões do planeta têm conseguido multiplicar a produção de alimentos e melhorar a qualidade da alimentação humana com crescentes participações das proteínas de origem animal. O Brasil, pelos números expressivos de sua produção agropecuária, é um caso de considerável sucesso na produção de alimentos capaz de satisfazer sua enorme população, atualmente estimada em 193 milhões de pessoas, e, também, criar excedentes exportáveis que nos colocam nas primeiras posições do ranking mundial do mercado internacional. Por ter melhorado inclusive a segurança alimentar e a qualidade de seus produtos no Brasil , desde 1980, o consumo per capta de leite cresceu 40% e o de carnes duplicou. As exportações brasileiras cresceram a ponto de atingirem as primeiras colocações no ranking mundial, mormente nos complexos soja e carnes e, também, em suco de laranja e café. O Brasil é atualmente o principal exportador de produtos do agronegócios para a União Européia.

Neste contexto, imbuído de elevado espírito público, conhecimento científico e sintonia com as necessidades da globalização e da internacionalização de empresas exportadoras brasileiras, Vossa Senhoria teve um papel relevante à frente da Secretaria de Defesa Agropecuária, nos últimos 3 anos, formulando e implementando políticas de defesa e inspeção sanitária, representando de maneira eficiente os interesses do Brasil junto aos organismos internacionais, participando ativamente de negociações com autoridades sanitárias de países importadores de nossos produtos agropecuários, especialmente as carnes, onde são grandes as barreiras de toda ordem e ainda mais acentuadas as exigências sanitárias.

Vossa Senhoria soube inclusive ultrapassar obstáculos criados internamente e bilateralmente em diversos terceiros mercados, especialmente no comunitário, com vistas a reconquistar, de maneira discreta e profissional, novamente a credibilidade dos serviços sanitários brasileiros junto à Comissão Européia que ao longo de sua chefia da SDA lhe foi dada inclusive a possibilidade de dialogar e negociar diretamente com os serviços comunitários sem ter que depender da ex-chefia da Missão do Brasil junto à UE.

Tenho conhecimento de que os seus amigos e colegas comunitários, assim como os da OIE e da FAO, lamentam a sua saída da SDA/MAPA por terem todos em Vossa Senhoria a certeza de que as garantias oferecidas pela sua Secretaria tinham o endosso do profissional, integro e correto, Dr. Inácio Afonso Kroetz, ex Secretário da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricutura, Pecuária e Abastecimento.

Por estas e outras razões, Prof. Dr. Pedro Eduardo de Felício (UNICAMP) e eu enviamos nossas saudações de despedida e demonstramos nosso respeito com sinceros agradecimentos, que acreditamos estar fazendo em nome de significativas parcelas do meio empresarial e do setor público, inclusive o acadêmico, e votos de sucesso e felicidades em seus novos empreendimentos, mas, principalmente, na sua vida pessoal e familiar, que com certeza foram sacrificadas nestes últimos três anos em função da sua dedicação exclusiva ao governo brasileiro.

Cordialmente,

Jogi Humberto Oshiai
Diretor para o Comércio da América Latina junto à UE
O´Connor and Company
Bruxelas – Bélgica

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    Justo reconhecimento pela atuação frente a SDA.

    Att,

  2. Fabio Martins Guerra Nunes Dias disse:

    Nós da ASSOCON nos juntamos aos amigos no justíssimo elogio à gestão do Dr. Inácio Kroetz frente à SDA. Parabéns ao Dr. Inácio e à sua eficiente equipe.

  3. Ilonka Eijsink disse:

    Caro Sr Oshiai e Querido Prof. Pedro de Felício.

    O Brasil é sim o celeiro do mundo, acho que não temos mais duvidas do nosso papel hoje e no futuro; nenhuma duvida fica também que chegar nesta posição foi uma conquista para nos brasileiros, mas nos mantermos nela e´ uma luta diária e para isto devemos ter pessoas conhecedoras da nossa Agricultura, da nossa Pecuária, do nosso setor Avícola e de todos os setores de nosso Agronegócio; pessoa esta que saiba nos representar la fora, que tenha conhecimento técnico para defender nossos interesses perante regiões importantes para nos como a União Européia, ou ate mesmo abrir novas portas como nos foi aberto o mercado da China (para carne de frango) conquistas que aconteceram enquanto o Dr. Inácio Kroetz esteve no governo, ou ainda as reconquistas de mercados importantes para nos como Rússia, ou ainda, melhorar nossas relações com países promissores. Enfim gostaria de deixar aqui também o nosso agradecimento ao Dr. Inácio Kroetz pelo belo trabalho realizado neste período e aos senhores Oshiai e Pedro de Felício por terem relatado aqui um pouco do vasto trabalho realizado pelo Dr. Inácio Kroetz.