Análise Gráfica – contrato futuro boi gordo: 06-11-2006
6 de novembro de 2006
BM&F: futuros tem baixa de mais de R$1
8 de novembro de 2006

Casca de café e caroço de algodão na alimentação de ruminantes

Nas regiões produtoras de café do Estado de São Paulo, os produtores utilizam a casca de café como adubo, pois é rica em Potássio. Nestas regiões há sobra deste subproduto. Mas em nutrição animal, como poderíamos utilizá-la? Qual é sua composição?

“A casca de café é um resíduo bastante fibroso (60% FDN), com baixos teores de energia e proteína (45% NDT e 8% PB). Pode ser usado em substituição ao rolão de milho como suplemento energético, mas a viabilidade de sua inclusão depende da relação de preços dos alimentos.

Há alguns trabalhos de pesquisa realizados com a casca de café em dietas de ruminantes, mas ainda não há resultados conclusivos que permitam fazer recomendações precisas. Trocando em miúdos, é um subproduto de valor nutricional relativamente baixo, mas cuja utilização pode ser viável se o seu preço for competitivo.”

Gostaria de informações a respeito da utilização de caroço de algodão para engorda de novilhas. Qual quantidade fornecida, ganho de peso e forma de oferecimento?

“Você pode fornecer até 0,5% do PV, misturado ao concentrado. O ganho de peso vai depender da dieta, mas novilhas bem alimentadas e bem manejadas podem ter ganhos acima de 1 kg ao dia.

No módulo 3 do curso vamos falar especificamente sobre subprodutos do algodão, OK?”

E em relação ao oferecimento do caroço somente, no cocho? Também é interessante?

“Nesse caso você pode ter um ganho, mas não vai ter uma dieta corretamente balanceada. O certo é formular um concentrado adequado às características do seu rebanho, que complemente o que o pasto já fornece.”

________________________________
Estas são algumas perguntas em debate no fórum do curso online Subprodutos para ruminantes – estratégias para reduzir o custo da alimentação, respondidas pelo instrutor do curso Dr. Alexandre Mendonça Pedroso, agrônomo e consultor em alimentação de propriedades leiteiras.

Neste curso, serão abordados 7 subprodutos: polpa cítrica, farelo de glúten de milho, subprodutos do algodão, resíduo de cervejaria, subprodutos da mandioca, farelo de trigo e casca de soje.

Além disso, será destacado o porquê de se utilizar subprodutos e como utilizá-los com eficiência para reduzir o custo da dieta, sem comprometer o desempenho animal.

.: Você ainda pode se inscrever, clicando aqui.
.: Para saber mais sobre a programação, clique aqui.

Os comentários estão encerrados.