Mercado Futuro II
8 de agosto de 2003
Câmara Setorial da Carne Bovina apresenta mudanças para Sisbov
12 de agosto de 2003

CAT ganha novas avaliações técnicas dos touros

Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), que seleciona 754 touros jovens de 14 raças diferentes, inclui novos métodos de avaliação visual de tipo e parâmetros físicos, um dos quais inédito no País.

A edição 2003 do Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), o maior projeto de seleção de touros jovens de raças de corte do País, com unidades em Uberlândia (MG) e Caarapó (MS), está incorporando novas avaliações técnicas, objetivando análise ainda mais completa dos 754 machos em confinamento. O CAT passa a utilizar o EPMURAS, novo método de avaliação visual de tipo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), baseado em itens como equilíbrio e harmonia física dos animais. A precocidade sexual e o peso para abate também recebem maior ênfase no momento da análise técnica. Além do EPMURAS, os animais serão fotografados contra um fundo branco, método bastante utilizado em sistemas automatizados de confinamento nos Estados Unidos, inédito no Brasil, e extremamente prático para analisar os parâmetros físicos mais importantes dos machos, como altura, acabamento, qualidade de carcaça, ganhos diários e exigências nutricionais.

Segundo Luis Alberto Fries, responsável pelas avaliações genéticas do CAT, a incorporação do EPMURAS e da fotografia contra um fundo branco complementam os vários índices genéticos e produtivos que já compõem a avaliação técnica do projeto. Os animais do CAT permanecem durante 150 dias (maio a outubro) em confinamento, sendo periodicamente avaliados para ganho de peso, conformação, precocidade, musculosidade, perímetro escrotal, caracterização racial, área de olho de lombo, espessura de gordura e marmorização.

O CAT é um projeto da Chalet Agropecuária, Lagoa da Serra, Premix, Pfizer e Companhia Agrícola e Pastoril Campanário. Participam da edição 2003 do projeto somente animais puros, de 14 raças de corte, nascidos entre 15 de agosto e 15 de novembro de 2001. Durante quase seis meses, os touros jovens passam por um exclusivo e detalhado Teste de Performance, acompanhado de perto pelo prof. Dante Pazzanese Lana, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Piracicaba) – responsável pela estratégia alimentar e manejo nutricional, Luiz Alberto Fries – geneticista responsável pelas avaliações genéticas dos animais – e prof. José Bento Ferraz, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (USP/Pirassununga) -, que fará as avaliações de carcaça in vivo com tecnologia de ultra-som.

A partir deste ano, o CAT torna-se franquia e passa a ser realizado em duas unidades de confinamento: Chalet Agropecuária (Uberlândia, MG) e Companhia Agrícola e Pastoril Campanário (Caarapó, MS). Os touros jovens aprovados na avaliação técnica serão colocados à venda em leilões: dias 07 e 08 de novembro, em Uberlândia (MG), e dia 23 de novembro, em Caarapó (MS).

Informações adicionais sobre o CAT podem ser obtidas através do formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de imprensa da Chalet

Os comentários estão encerrados.