Mais de 300 touros nelore, europeus e sintéticos, avaliados pelo Centro de Avaliação e Comercialização de Touros (CAT), vão a leilão nos dias 7 e 8 de novembro, na Chalet Agropecuária, em Uberlândia (MG). Os animais foram classificados nas categorias Top Class, Elite e Superior e representam o que há de melhor entre 554 tourinhos enviados por mais de uma centena de criadores das regiões Sudeste e Centro-Oeste para avaliações durante 180 dias (entre maio e novembro).
“Os produtos mais bem avaliados de cada uma das 14 raças participantes, que serão leiloados, representam genética de altíssima qualidade, que agrega produtividade e eficiência a qualquer projeto pecuário do país”, ressaltou o proprietário da Chalet Agropecuária e idealizador do CAT, Luiz Eduardo Batalha.
O leilão será dividido por raças. Na sexta-feira (07) serão colocados à venda cerca de 120 touros jovens das raças nelore e brahman, com início às 19h. No sábado (08), com início previsto para 13h, serão comercializados 180 touros europeus e sintéticos. Os leilões serão transmitidos pelo Canal do Boi.
O programa firmou parceria com o Banco do Brasil e terá financiamento a taxas de apenas 8,75% ao ano, para pagamento em até 24 meses. É necessário cadastramento antecipado no BB.
Este ano há serviço de recria para os compradores de touros. Por isso, os animais poderão permanecer mais seis meses nas próprias instalações de Uberlândia, para melhor adaptação às condições de pasto e realização dos exames andrológicos.
Fonte: Hoje em Dia/MG, adaptado por Equipe BeefPoint