Cerca de 400 touros jovens de corte, de 14 raças diferentes, rigorosamente avaliados, classificados como os melhores em cada raça e prontos para imprimir suas qualidades em projetos pecuários em todas as regiões do País. Este é o perfil dos animais que serão vendidos em novembro, em três leilões do CAT (Centro de Avaliação e Comercialização de Touros), o maior projeto de seleção de touros do Brasil, que este ano chega à quarta edição.
Nos dias 07 e 08 de novembro, serão comercializados 320 touros jovens na unidade do CAT de Uberlândia (MG), sendo 120 zebuínos (Nelore, Nelore mocho e Brahman) e 200 europeus e sintéticos (Angus, Simental, Simbrasil, Montana, Santa Gertrudis, Brangus, Canchim, Senepol, Pardo-Suíço e Bonsmara).
No dia 22 de novembro, em Campo Grande (MS), vão a leilão os melhores touros da unidade do CAT de Caarapó (Fazenda Campanário), especificamente das raças Montana, Bonsmara, Brangus e Nelore).
Os leilões do CAT colocam à venda apenas os melhores touros do programa, enquadrados nas categorias Top Class, Elite e Superior, avaliados entre maio e outubro para ganho de peso, conformação, precocidade, musculosidade, perímetro escrotal, caracterização racial, área de olho de lombo, espessura de gordura e marmorização. A edição 2003 do CAT também utiliza o EPMURAS, novo método de avaliação visual de tipo da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), baseado em itens como equilíbrio e harmonia física dos animais. A precocidade sexual e o peso para abate também recebem maior ênfase no momento da análise técnica.
Além do EPMURAS, o CAT 2003 apresenta outras novidades. A Chalet Agropecuária e a Fazenda Campanário oferecem um serviços especial aos criadores que adquirirem animais nos leilões: a possibilidade de deixar os tourinhos nas instalações da Chalet, em Uberlândia ou na Fazenda Campanário (MS) para fazer a recria desses animais. O pecuarista não terá nenhum custo adicional, apenas o seguro de vida do animal.
Implementado em 2000, o CAT já avaliou mais de 2.800 touros jovens de corte, sendo que perto de 50 machos foram contratados pela central de inseminação Lagoa da Serra, parceira do projeto, para seus programas de melhoramento genético da raça nelore e raças européias.
O CAT é um projeto da Chalet Agropecuária, Lagoa da Serra, Premix, Pfizer e Companhia Agrícola e Pastoril Campanário. Participam da edição 2003 do projeto somente animais puros, de 14 raças de corte, nascidos entre 15 de agosto e 15 de novembro de 2002. Durante quase seis meses (entre maio e outubro) os touros jovens passam por um exclusivo e detalhado teste de performance, acompanhado de perto pelo prof. Dante Pazzanese Lana, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP/Piracicaba) – responsável pela estratégia alimentar e manejo nutricional, Luiz Alberto Fries – geneticista responsável pelas avaliações genéticas dos animais – e prof. José Bento Ferraz, da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (USP/Pirassununga) -, que fará as avaliações de carcaça in vivo com tecnologia de ultra-som.
Informações adicionais sobre o CAT podem ser obtidas através do formulário abaixo.
Fonte: Assessoria de imprensa do CAT