A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira (10) projeto de lei que cria o Conselho Federal de Zootecnia bem como os conselhos regionais. O objetivo das instituições será fiscalizar o exercício da profissão regulamentada por lei federal.
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou na última quarta-feira (10) projeto de lei que cria o Conselho Federal de Zootecnia bem como os conselhos regionais. O objetivo das instituições será fiscalizar o exercício da profissão regulamentada por lei federal. Por conter “um vício de inconstitucionalidade” uma vez que não cabe ao Congresso e sim ao Executivo criar autarquias e conselhos, o relator Eduardo Suplicy (PT-SP) apresentou emenda de redação que autoriza o presidente a criar esses conselhos.
A matéria vai agora à sanção presidencial. No seu parecer, o relator destacou que existem atualmente 104 cursos de zootecnia no país que já formou 20 mil profissionais. Hoje, o exercício da profissão é fiscalizado pelos conselhos nacional e regionais de Medicina Veterinária.
As informações são da Agência Brasil, adaptadas pela Equipe AgriPoint.
21 Comments
Acho que já passou e muito da hora desse conselho realmente sair. Espero que seja sancionado o mais breve possível, para que todos os ZOOTECNISTAS formados até hoje e os que irão se formar, tenham um conselho próprio que lhes assegure o verdadeiro exercício da profissão, nossa tão querida profissão.
Um grande avanço na consolidação da democracia agropecuária, uma vez que em ciências agrárias o zootecnista deve bater escanteio e ir na área cabeciar, recebendo os menores salários que demais profissionais da área em questão!
Acho que agora é a hora em que os zootecnistas se unam mais, pois, acabou-se com a desculpa de estarem ocupando o quintal de outra profissão!
Agora ninguém segura!!!
Otimo… melhor do que isso e mudar a Lei que autoriza a atuacao de medico Veterinario na profissao de zootecnista…
Ótima notícia.
O Realmente essa profissão tem relação direta com o ganho na produtividade de toda cadeia do agronegócio nos últimos anos e já era tempo de ter o seu Conselho.
Alo Júlio, Zootecnista 007.
Como Zootecnista fico muito feliz em receber esta noticia,esperamos do presidente que sancione esta lei o mais rápido possivel,dando este grande presente a todos que fazem a zootécnia Brasileira. PARABÉNS ZOOTÉCNISTAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Aooow Zootecnia! É isso aí… parabéns pra nós! Abraço!
Nossa melhor noticia que recebi este ano para nos zootecnistas, graças a deus a gente para parar de ser povo para ser classe.
Nossa profissão precisa muito disso
Antes tarde do que nunca né gente…
agora espero que consigamos cada dia mais lutar pelos nossos direitos, e que nossa profissão não seja mais motivo de chacota de q não sabemos qoue qremos e nem oque somos na realidade.
temos q tomar partido para que cada profissional defenda sua real função.
pois engenheiro agronomo é agro.
médico veterinário é vet.
zootecnista é zoo.
Até que enfim…..
Fico muito entusiasmado com esta noticia, já estava mais do que na hora termos nossa própria entidade , para lutarmos objetivando nossos interesses na area . parabens aos envolvidos nesta conquista . De agora em diante so depende da uniao das forças dos zootecnistas para conquistarmos ainda mais nosso valor na economia agropecuaria . germano zaina junior , zootecnista – GETEC ASSESSORIA – AVARÉ – SP
Parabéns a todos os Zootecnistas e aos estudantes de Zootecnia, por essa tão importante conquista, que sem dúvida, é um marco na história da nossa tão querida profissão. Entretanto caros colegas, devemos também encarar esse marco, como o início de um árduo trabalho de planejamento e fiscalização, para que esse novo conselho que nasce, seja condizente com as nossas expectativas e necessidades, impedindo assim, que ele se torne mais um veículo de corrupção, o que neste nosso país, não seria de se espantar. Ao trabalho Zootecnistas!
Parabens a todos zootecnistas…
Esta é uma grande conquistas para todos da nossa categoria
Para a nossa classe isso e muito bom,vai nos valorizar,pois como Zootecnistas sofremos com concorrência de agrônomos e especialmente de veterinários por não possuírmos um conselho próprio que defenda os interesses da classe e uma legislação exclusiva que estabeleça os limites das atividades, nas áreas em que os zootecniatas podem atuar.
Parabens a todos!!!!!
Bom demais, tomara que dessa vez não seja só fogo de palha como das outras vezes!!!
parabéns pra nós!!!
Parabéns a todos por essa vitoria…
Como zootecnista fico contetente com essa notícia. Parabéns a todos.
Sem dúvida um salto gigantesco para a Zootecnia! Sou da 1ª Turma de Zootecnia da Universidade Federal de Goiás e estamos muito felizes com esta notícia!!!!!!
Boa Notícia. Parabéns colegas.
Até agora nada…