Acrissul: CPI é importante para revelar interesses escusos
26 de fevereiro de 2004
Quem assistiu, se encantou…
28 de fevereiro de 2004

CD-Boi surge e facilita a compra de gado

Financiar a compra de touros, matrizes, embriões e prenhezes ficou muito mais fácil agora. Acaba de ser lançado no mercado o CD-Boi, que permite ao pecuarista pagar a sua dívida em bezerros e no prazo máximo de 1 ano.

O instrumento nasce de uma parceria entre a Agropecuária Nova Vida, de Ariquemes Rondônia, e a Rural Consult, de São Paulo.

“O pecuarista emite uma CPR (Cédula de Produto Rural) ao adquirir gado ou genética e a Agropecuária Nova Vida tem a opção de negociá-la com as instituições financeiras”, explica João Arantes Neto, sócio do grupo, que cria, entre outras raças, Nelore e Senepol.

Ele afirma que os criadores já usaram esse novo título em dois eventos. “Em agosto do ano passado promovemos um Dia de Campo e o CD-Boi foi utilizado para a compra de 30% do gado e do material genético ofertados. A modalidade foi tão bem acolhida que, mais tarde, na chamada Venda de Natal, 50% da oferta foi arrematada por meio do CD-Boi.”

A primeira instituição financeira a trabalhar com a Agropecuária Nova Vida é o Banco Santos, que tem disponibilizado o crédito. “O comprador assina, a Nova Vida endossa e o título é registrado em cartório”, diz Arantes Neto.

Segundo ele, o lastro em bezerros facilita os negócios. “O produtor rural pode não ter o dinheiro no dia do evento ou até aos 30, 60 e 90 dias após. Ele sabe, no entanto, que em um ano o bezerro vai desmamar e que terá o produto para quitar o compromisso.”

Outra vantagem, continua Arantes Neto, é a ausência de burocracia. “Não se exige qualquer tipo de certidão da parte do comprador.”

A operação é ainda totalmente coberta por um seguro, informa o sócio da Nova Vida. Se um raio cair na fazenda e matar um touro, por exemplo, um veterinário é destacado para a elaboração de um laudo. “O documento segue para a seguradora e um novo reprodutor é enviado para a propriedade do comprador dos nossos animais”, afirma Arantes Neto.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Agropecuária Nova Vida (por Sebastião Nascimento)

Os comentários estão encerrados.