O menino SISBOV e a senhora Gestão
22 de novembro de 2011
Pasto ocupa 80% das APPs diz estudo de Gerd Sparoveck da ESALQ-USP
22 de novembro de 2011

Censo confirma envelhecimento da população e novo perfil dos lares brasileiros

O grupo de pessoas com idade igual ou superior a 70 anos mais que dobrou nos últimos 30 anos e já representa quase 5% da população. E o número médio de filhos das brasileiras caiu 22% em 10 anos.

Ler com atenção os dados preliminares do Censo 2010, divulgados na semana passada pelo IBGE, é obrigatório para quem trabalha com marketing. Eles confirmam, por exemplo, o envelhecimento da população brasileira. A média de idade da população, que era de 27 anos em 1991, passou para pouco mais de 32 anos, agora em 2010.

O fenômeno é resultado da soma da maior longevidade dos brasileiros com a queda da taxa de fecundidade das mulheres. Para se ter ideia, o grupo de pessoas com idade igual ou superior a 70 anos mais que dobrou nos últimos 30 anos e já representa quase 5% da população. Ao mesmo tempo, o número médio de filhos das brasileiras caiu de 2,38 em 2000 para 1,86 em 2010 – uma redução de 22%.

Outra consequência é a diminuição na quantidade de pessoas morando nos 57 milhões de lares nacionais. Hoje, em média, há 3,3 pessoas em cada um. Nas residências onde a renda supera os 10 salários mínimos mensais, esse número é ainda menor: 2,1 pessoas.

Aliás, falando em lares, por aqui, de cada 10 domicílios, nove são casas e apenas um é apartamento. Nas cidades, predominam os imóveis próprios e somente 21% das residências são alugadas.

Para terminar, um dado curioso – no país já chega a 47% a proporção das casas onde não existe linha fixa, apenas o telefone celular. Em 36% delas os dois tipos convivem ao mesmo tempo e somente 5% das famílias contam exclusivamente com telefone fixo.

Fonte: blog de Luiz A. Marinho, especialista em marketing da Abrasce.

Os comentários estão encerrados.