O Censo Agropecuário, que está sendo realizado pelo IBGE este ano, vai levantar informações a respeito da estrutura e a produção da agricultura e da pecuária brasileira. Esses resultados são muito importantes para a realização de análises e projeções do setor e para a definição de projetos e políticas publicas para a agropecuária nacional. O BeefPoint convida todos que já foram entrevistados pelo recenseadores do Censo Agropecuário a dar sua opinião sobre a importância do censo e a informar como foi a entrevista, o que acharam do questionário e o que pode ser melhorado.
O Censo Agropecuário, que está sendo realizado pelo IBGE este ano, vai levantar informações a respeito da estrutura e a produção da agricultura e da pecuária brasileira. Esses resultados são muito importantes para a realização de análises e projeções do setor e para a definição de projetos e políticas publicas para a agropecuária nacional.
Os resultados dessa pesquisa vão mostrar as mudanças que ocorreram no setor desde o último censo, realizado em 1996, e fornecer informações atualizadas sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade agropecuária.
No Censo Agropecuário de 2007, todos os estabelecimentos agropecuários do país serão visitados para coleta de dados, através de entrevista com os informantes aptos a responder às perguntas do questionário.
Juntamente com o Censo Agropecuário está sendo realizado será realizada uma contagem populacional, com o objetivo de atualizar as estimativas de população e as mudanças demográficas ocorridas no Brasil desde o último Censo Demográfico, que foi realizado em 2000.
A coleta de dados teve início no dia 16 de abril deste ano e segue até o próximo dia 31 de julho. A divulgação dos resultados preliminares do Censo Agropecuário irá acontecer a partir de outubro de 2007 e os dados definitivos serão divulgados em julho de 2008.
O BeefPoint convida todos que já foram entrevistados pelo recenseadores do Censo Agropecuário a dar sua opinião sobre a importância do censo e a informar como foi a entrevista, o que acharam do questionário e o que pode ser melhorado. Por favor escreva no espaço para Cartas do Leitor, abaixo.
0 Comments
Não foi! Infelizmente ainda não fui visitado pelos recenseadores.
Não há necessidade de coleta dos dados, pois todas as respostas estão no ITR e/ou imposto de renda. Só os pequenos produtores ou quem não declara IR ou ITR estaria fora. Como a maioria destes utiliza-se do Pronaf ou outro meio de financiamento também já teria seus dados fornecidos ao sistema governamental. Deveria ser feito um cruzamento dos dados já previamente informados pelos produtores.
O questionário está muito extenso, com solicitações de muitas informações técnicas e econômicas. Para ser respondido, exigirá agendamento da entrevista e necessidade de realizar o questionário no escritório da fazenda.
Há solicitação de muitas informações relacionadas as despesas e receitas que dificultam muito a resposta. Entendo que informações de ordem econômica de empreendimentos rurais são de interesse apenas do empresário e da receita federal. Respondê-las pode causar constrangimento e exposição desnecessária.
Além disto, imagino que o prazo estipulado para o Censo foi muito restrito e exigirá prorrogação.
Atenciosamente,
José Luiz Martins Costa Kessler
Concordo com o amigo José Luiz.
Algumas perguntas realmente foram constrangedoras, como o valor de implementos, gado e veículos.
Realmente o questionário é muito extenso e difícil de responder sem uma boa pesquisa nos arquivos do escritório.
A pesquisa poderia focar no que realmente interessa!
Abraço a todos