O IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou hoje (21/12) os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2006. De acordo com Censo, que coletou informações em 5,2 milhões de estabelecimentos, o rebanho bovino brasileiro cresceu para 169.900.049 de cabeças. Em relação ao último levantamento, realizado em 1996, o aumento foi de 11%.
O IBGE ( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgou hoje (21/12) os resultados preliminares do Censo Agropecuário 2006. De acordo com Censo, que coletou informações em 5,2 milhões de estabelecimentos, o rebanho bovino brasileiro cresceu para 169.900.049 de cabeças. Em relação ao último levantamento, realizado em 1996, o aumento foi de 11%.
O Censo Agropecuário, revela que o maior aumento do rebanho ocorreu na região norte, 80,79%, seguida pela região nordeste (13,97%) e centro-oeste (5,88%). Os estados da região sul (-8,89%) e sudeste (-2,67%), apresentaram redução no número efetivo de bovinos – essas variações são relativas aos dados do Censo Agropecuário 1996. Isso mostra que tem acontecido um deslocamento da atividade pecuária, principalmente para a região norte.
Tabela 1. Rebanho bovino brasileiro, de acordo com o Censo Agropecuário 2006 (dados preliminares)
Em relação a área de lavouras, o IBGE informa que o aumento em relação o Censo de 1996 foi de 83,5%, com a maior expansão de área ocorrendo na região norte, nordeste e centro-oeste.
O IBGE, ressalta que estes dados ainda são preliminares e que ainda podem sofrer alterações. De acordo com o calendário de divulgações do IBGE, os dados consolidados do Censo Agropecuário 2006, com as devidas análises e comentários serão publicados em outubro de 2008.
Equipe BeefPoint, com dados preliminares do Censo IBGE
0 Comments
Como pode o IBGE até 30 dias atrás publicar em todos lugares que nosso rebanho era de 205.000.000 de cabeças.
São desinformados e prejudicam em muito a pecuária nacional estimando de maneira absolutamente amadora o tamanho de nosso rebanho.
Com as projeções infantis que fizeram nos últimos 10 anos prejudicaram principalmente os frigoríficos que aportaram enormes investimentos para produção de carne bovina baseados nas falsas previsões do IBGE.
Mais uma vez parabens ao FNP que desde abril de 2.006 publicava exatamente o número encontrado hoje por esses funcionários públicos que não tem o menor respeito, tampouco compromisso com a verdade.
Diferença de 36 milhões de cabeças a menos!
Nos dados divulgados na Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, a poucos dias, apontando um rebanho de 205.886.244 cabeças bovinas e agora no Censo do IBGE preliminar de 2006, indicando 169.900.049 cabeças bovinas.
A diferença de uma para outra é de 35.986.165 cabeças! E aí Jose?
Particularmente creio que o dado menor seja o que mais se aproxima da realidade, fato anuciado a tempos pela consultoria iFNP.
Aí temos outro aspecto de muita importância, sendo menor este rebanho existente, unitariamente (por cabeça) não deveria ter um valor maior. Pois a produção possível para um mercado demandante será menor, ou não?
Outra, quem saiu favorecido com o atraso na realização deste censo, que deveria ter sido realizado a anos atrás?
Julio Tatsch – Agropecuarista no RS.
Muchas felicidades en estas fiestas, han sido mis compañeros diarios de trabajo este año, y de extrema utilidad.
Muchas gracias
Me sumo a los buenos deseos expresados por el Ing.Peyrou, columnista del Diario Rural de Radio Rural.
Muchos uruguayos tenemos a travès de Uds.informaciòn de buena calidad, que en mi caso enriquecen el trabajo periodistico.
Buen 2008.
Gracias