O Centro de Performance Lagoa 2008, teste de performance realizado pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, realiza nessa sexta-feira (13) a pesagem inicial para a avaliação no Confinamento Savegnago, em Sertãozinho (SP).
O Centro de Performance Lagoa 2008, teste de performance realizado pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, realiza nessa sexta-feira (13) a pesagem inicial para a avaliação no Confinamento Savegnago, em Sertãozinho (SP).
Participam do CP Lagoa 2008, 459 animais de 140 criadores, vindos de 11 estados – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. São touros PO (puro de origem), nascidos entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2007. Além das cinco principais raças zebuínas de corte – Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã -, que já haviam participado no ano passado, a prova agora conta também com animais da raça Aberdeen Angus, Red Angus, Santa Gertrudis e Senepol.
O cronograma prossegue no dia 08 de agosto, quando será realizada a pesagem intermediária e a primeira mensuração de perímetro escrotal. As avaliações finais estão marcadas para o período de 03 a 10 de outubro, com as avaliações genéticas sendo realizadas entre 10 e 20 do mesmo mês. Após a divulgação dos resultados, o grande leilão, que fecha a temporada, está agendado para o dia 25 de outubro. Também já está marcado o 1º Encontro dos Criadores participantes do CP Lagoa, no dia 05 de julho, no Confinamento Savegnago.
Novamente serão avaliadas 12 características – peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo. “A ponderação dessas 12 características formará o Índice CP Lagoa, onde reuniremos as diferentes características em um só valor, prestigiando os animais mais harmônicos, e, assim, ranqueamos os touros”, informa Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa.
Os animais jovens superiores identificados serão levados a leilão no final da prova. Além disso, os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT. Dez touros Top Class do CP Lagoa 2007 foram escolhidos para serem doadores de sêmen e já estão em coleta na Central. “São diversos benefícios para o criador participante, entre eles a avaliação genética dos animais jovens, agregando valor aos animais positivos; reconhecimento e valorização por parte do mercado no leilão; e a possibilidade de ter o touro em coleta de sêmen na Lagoa”, conclui Abreu.
Para mais informações preencha o formulário abaixo.