Atacado – 11/06/08
11 de junho de 2008
Oferta pequena segue sustentando alta do boi gordo
13 de junho de 2008

Centro de Performance da Lagoa realiza pesagem inicial dos 459 animais presentes no teste de performance de 2008

O Centro de Performance Lagoa 2008, teste de performance realizado pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, realiza nessa sexta-feira (13) a pesagem inicial para a avaliação no Confinamento Savegnago, em Sertãozinho (SP).

O Centro de Performance Lagoa 2008, teste de performance realizado pela Lagoa, maior central de genética bovina da América Latina, integrante da CRV, realiza nessa sexta-feira (13) a pesagem inicial para a avaliação no Confinamento Savegnago, em Sertãozinho (SP).

Participam do CP Lagoa 2008, 459 animais de 140 criadores, vindos de 11 estados – Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal. São touros PO (puro de origem), nascidos entre 1º de agosto e 31 de outubro de 2007. Além das cinco principais raças zebuínas de corte – Nelore, Nelore Mocho, Brahman, Guzerá e Tabapuã -, que já haviam participado no ano passado, a prova agora conta também com animais da raça Aberdeen Angus, Red Angus, Santa Gertrudis e Senepol.

O cronograma prossegue no dia 08 de agosto, quando será realizada a pesagem intermediária e a primeira mensuração de perímetro escrotal. As avaliações finais estão marcadas para o período de 03 a 10 de outubro, com as avaliações genéticas sendo realizadas entre 10 e 20 do mesmo mês. Após a divulgação dos resultados, o grande leilão, que fecha a temporada, está agendado para o dia 25 de outubro. Também já está marcado o 1º Encontro dos Criadores participantes do CP Lagoa, no dia 05 de julho, no Confinamento Savegnago.

Novamente serão avaliadas 12 características – peso, ganho médio diário, perímetro escrotal, conformação, precocidade, musculosidade, umbigo, temperamento, área de olho de lombo (AOL), espessura de gordura subcutânea (EGS), marmoreio e tipo. “A ponderação dessas 12 características formará o Índice CP Lagoa, onde reuniremos as diferentes características em um só valor, prestigiando os animais mais harmônicos, e, assim, ranqueamos os touros”, informa Ricardo Abreu, gerente de produto Corte/Zebu da Lagoa.

Os animais jovens superiores identificados serão levados a leilão no final da prova. Além disso, os touros jovens classificados como Top Class poderão ser fonte para o teste de progênie do PAINT. Dez touros Top Class do CP Lagoa 2007 foram escolhidos para serem doadores de sêmen e já estão em coleta na Central. “São diversos benefícios para o criador participante, entre eles a avaliação genética dos animais jovens, agregando valor aos animais positivos; reconhecimento e valorização por parte do mercado no leilão; e a possibilidade de ter o touro em coleta de sêmen na Lagoa”, conclui Abreu.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.