Cota Hilton: Austrália aproveita oportunidade de exportação para UE melhor que Brasil
19 de agosto de 2013
Restaurante lança cardápio de carnes ao estilo de carta de vinhos (Austrália)
19 de agosto de 2013

Cepea: alta do frango vivo e desvalorização do milho ampliam fortemente poder de compra de avicultores paulistas

As altas do frango vivo somadas à desvalorização do milho, um dos principais componentes da ração, têm ampliado fortemente o poder de compra de avicultores paulistas. Segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, nessa quinta-feira, 15, com a venda de um quilo do animal vivo em São Paulo, o produtor conseguiu adquirir 6,82 quilos do grão. Essa foi praticamente a melhor relação de troca obtida pelo avicultor paulista, se considerada toda a série histórica do Cepea – iniciada em 2004 para o frango –, ficando abaixo apenas da verificada em 13 de dezembro de 2004, de 6,83 quilos.

Segundo dados do Cepea – Esalq/USP, nessa quinta-feira, 15, com a venda de um quilo do animal vivo em São Paulo, o produtor conseguiu adquirir 6,82 quilos do grão de milho. Essa foi praticamente a melhor relação de troca obtida pelo avicultor paulista, se considerada toda a série histórica do Cepea, iniciada em 2004 para o frango, ficando abaixo apenas da verificada em 13 de dezembro de 2004, de 6,83 quilos.

Vale ressaltar que o cenário favorece especialmente os avicultores independentes, que vendem animais e compram insumos tradicionalmente no mercado spot. Para produtores de frango integrados, não é possível avaliar como está a remuneração, visto que cada agroindústria ou cooperativa integradora tem sua própria política de pagamento.

Gráfico 1. Evolução da relação de troca de frango vivo por milho, de 8 de março de 2004 a 15 de agosto de 2013.

Fonte: Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.