O sistema de melhoramento genético é essencial na produção de carne bovina. Um único reprodutor classificado em um programa idôneo de avaliação genética pode proporcionar renda extra superior a R$ 6 mil.
Muitos criadores, principalmente nas regiões pantaneiras, descartam este investimento e usam animais de “ponta de boiada” na produção dos bezerros de corte. Para demonstrar as principais características produtivas destes reprodutores, a Agro-Pecuária CFM, sediada em São José do Rio Preto/SP, vai abrir às porteiras da Fazenda Lageado, maior propriedade do grupo, localizada em Dois Irmãos de Buriti/MS, no dia 27 de abril, a partir das 9 horas.
“Os participantes terão a oportunidade de conhecer os programas de melhoramento genético utilizados pela Agropecuária CFM para fornecer ao mercado somente os reprodutores Nelore e Montana capazes de gerar bezerros com excelente desempenho 100% a pasto. Além disso, os técnicos da fazenda estarão à disposição para esclarecer dúvidas sobre o manejo dos animais e o impacto do melhoramento genético na rentabilidade”, explica Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.
O programa de melhoramento genético Nelore CFM contempla uma avaliação completa dos machos e fêmeas com base no cálculo das DEPs (Diferença Esperada na Progênie). A seleção dos animais leva em conta diversas características produtivas e reprodutivas, destacando o ganho de peso 100% a pasto, precocidade e musculosidade.
Os melhores reprodutores de cada safra recebem o CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), emitido pelo Mapa somente aos animais verdadeiramente melhoradores. Esse certificado garante ao pecuarista a aquisição de animais classificados entre os 30% melhores de cada safra. “Somente colocamos no mercado touros e matrizes certificados com este selo de garantia. Os animais que não alcançam os índices necessários para a certificação são descartados do programa”, finaliza Teixeira.
Fonte: Assessoria de imprensa da Agropecuária CFM