O uso de touros de genética superior constitui-se em ferramenta indispensável à produção de novilhos precoces, que fornecerão carne de qualidade e no menor tempo possível, aumentando a lucratividade do pecuarista.
A Agropecuária CFM (São José do Rio Preto, SP) foi a primeira empresa pecuária a obter o CEIP do MAPA para o Nelore – atualmente, emite o certificado para as raças Nelore e Montana. “Trata-se, sem dúvida alguma, de um verdadeiro selo de qualidade genética superior e também uma ferramenta da moderna pecuária de corte”, afirma Luis Adriano Teixeira, coordenador de pecuária da CFM.
Por sua rigidez técnica, o CEIP é emitido somente aos melhores animais de cada safra, nascidos nos projetos avaliados e aprovados pelo MAPA, iniciando com os 20% melhores animais e chegando ao limite de 30% conforme progresso do programa de melhoramento. O objetivo dessa seleção é oferecer ao mercado exclusivamente reprodutores qualificados e capazes de produzir bezerros de melhor qualidade.
“A CFM fornece ao mercado somente animais realmente produtivos, com retorno econômico indiscutível e que reflete diretamente na cadeia produtiva da carne bovina. Quem já utiliza nossa genética sabe que a produção e a rentabilidade compensam os investimentos. Muitos pecuaristas investem em genética para estarem bem posicionados no fornecimento de animais de qualidade superior para atender o mercado e os contratos de exportação”, afirma Tamires Neto, veterinário da empresa.
“O retorno do investimento em animais com CEIP é seguro, até porque os preços dos touros CFM são totalmente dentro da realidade de produção de carne a pasto, e atualmente já existem frigoríficos que estão remunerando melhor os animais abatidos oriundos da genética CFM, pois sabem que estão comprando uma carcaça de melhor qualidade” explica Teixeira.
O especialista informa que os touros com CEIP da CFM estão à disposição dos pecuaristas interessados em ganhar maior velocidade de produção com qualidade e garantia de origem nas fazendas do grupo em São Paulo e em suas Centrais de Vendas em Teixeira de Freitas (BA), Aquidauana (MS) e Cuiabá (MT). “Além da garantia do CEIP a comercialização de touros tem facilidades comerciais como parcelamento e frete rodoviário grátis para cargas fechadas de 16 ou 24 animais”, explica.
Fonte: Assessoria de imprensa da CFM