Síntese Agropecuária BM&F – 25/09/03
26 de setembro de 2003
RS não tem agentes de fiscalização suficientes
30 de setembro de 2003

Chegada da nova estação deve aumentar oferta de gado no PR

A chegada da primavera, com pastos voltando a produzir o verde, a entrada da estação de monta a partir de outubro e o bom desempenho nas exportações da carne bovina são razões para aumento da oferta de animais nas pistas de leilões daqui para frente. A afirmação é do empresário Elton Bacarin, da Rural Business Leilões, de Londrina (PR).

Segundo ele, o período de euforia da pecuária e a preocupação dos criadores em ofertar animais testados em provas zootécnicas serão o forte da venda em remates no segundo semestre. ”A liquidez da pecuária deverá fortalecer cada vez mais a atividade daqui para frente”.

Só em Londrina, de acordo com Bacarin, vários leilões nesta semana estarão vendendo reprodutores e matrizes, animais que são a base para a produção do rebanho comercial, destinado à produção de carne.

Ele destacou a venda de touros programada no Village, nos dias 29 e 30, com 200 machos em pista, já aptos a serem usados na estação de monta programada, que acontece de outubro em diante.

Segundo Bacarin, os animais foram avaliados zootecnicamente e apresentam garantias de bons raçadores. Os pecuaristas José Moacir e Alexandre Turquino, que estarão vendendo animais hoje em Londrina, também acreditam na valorização nas pistas de remates. Pecuaristas, leiloeiros e analistas de mercado falam em preços próximos de R$ 70 para a arroba em outubro, pico da entressafra.

Já tradicional no calendário de remates da cidade, o Leilão 10 Marcas deverá ofertar 1.200 animais do plantel dos Turquino e de outros 25 criadores convidados este ano. ”São animais para reposição, de cria, recria e engorda de várias raças, com idades dos oito aos 20 meses,” avisou Turquino.

Segundo ele ”agora é um bom momento para comprar animais e fazer a reposição na fazenda, já que a previsão climática indica uma primavera e verão de bastante chuva o que significa boas condições das pastagens.”

O 10 Marcas é um dos leilões programados para a 1a Eurozebu, no Recinto José Garcia Molina, no Parque Ney Braga. A Eurozebu é promovida pela Sociedade Rural do Paraná.

O evento vai até o dia 5 de outubro. Além da venda de gado de corte, estão programados outros cinco leilões com venda de animais das raças angus, limousin e nelore.

Fonte: Folha de Londrina/PR (por Cláudia Barberatto), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.