Principais indicadores do mercado do boi – 10-03-2017
10 de março de 2017
Mais consumo de carne nos dois primeiros meses na Argentina
10 de março de 2017

Chile abre mercado para carne bovina da União Europeia

Flag of Chile

Acaba de ser publicado no Diário Oficial do Chile as definições acordadas com a União Europeia (UE) para abrir o comércio de carne bovina europeia a este país sul-americano. De acordo com a Comissão Europeia, não se trada de um grande mercado para a carne bovina na UE, mas poderia encontrar um potencial novo mercado.

A União Europeia não podido exportar carne bovina para o Chile devido aos requisitos específicos da Lei de Carnes do país, de No. 19,162 / 992 que exige que os cortes de carne sejam identificados de acordo com a nomenclatura específica e classificação de carcaças bovinas. A terminologia e os critérios definidos diferem daquelas aplicadas na UE.

Ambos as partes concordaram com uma correlação entre os nomes chilenos e da UE para os cortes e a classificação das carcaças, o que abrirá o caminho para os exportadores da UE para voltar a comercializar com esse sócio preferencial.

A notícia vem em um momento em que tanto a UE como o Chile avançam em direção à modernização de seu Acordo de Associação, em vigor desde 2002, para promover a cooperação e o comércio e os fluxos de investimento entre eles.

Um modelo de certificado de exportação sanitária adaptada estará disponível em breve através da aplicação TRACES ou através do CIRCABC em todas os idiomas europeus.

Vale lembrar que, de acordo com os dados do Departamento de Estudos Agrícolas e Políticas do Ministério da Agricultura do Chile, o país importou, durante 2016, um total de 185.050 toneladas de carne bovina, o que representou 22,4% a mais que em 2015, sendo Brasil e Paraguai os principais exportadores para o mercado chileno.

Fonte: Eurocarne, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.