A suspensão das compras de frutas chilenas pelo Brasil acelerou as conversas bilaterais para um acordo de interrupção mútua de sanções sanitárias, que incluem a exportação da carne brasileira.
Segundo reportagem do jornal Valor Econômico, uma das propostas seria reabrir o mercado do Chile para suínos e aves do Brasil em troca da retomada das importações de frutas. Mas o Ministério da Agricultura tem dado prioridade à reabertura do mercado chileno para a carne bovina in natura.
Em tensas reuniões na semana passada, funcionários do governo chileno chegaram a exigir uma “retomada imediata” das compras de frutas, com o argumento que o mundo todo compra os produtos chilenos, inclusive mercados exigentes como EUA e Ásia.
O governo brasileiro informou, segundo fontes oficiais, que a questão seria tratada dentro das regras fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC). Nas reuniões, também foi lembrado aos chilenos que as medidas foram tomadas somente após uma “avaliação criteriosa” do Brasil.
0 Comments
Esta na hora de nossos governantes e lideres de classe serem mais energicos com relação as retaliações contra os produtos brasileiros.
Se os chilenos se acham no direito de suspender a compra de nossa carne, temos todo o direito da reciprocidade, ou seja suspender a compra de frutas, peixes, vinhos chilenos, quem sabe assim sejamos respeitados.