A Fundación Chile, que pertence ao Ministério da Agricultura do país, executará um programa de Carne Natural, que promoverá a produção de carne bovina proveniente de animais alimentados a pasto e sem o uso de antibióticos. A carne cumprirá diversos requisitos para que se encaixe na denominação de carne natural, entre eles, requisitos de bem-estar animal, rastreabilidade e alimentação. Este programa permitirá responder à demanda de exigentes mercados internacionais, como o norte-americano, onde este tipo de produto tem alta demanda.
A Fundación Chile, que pertence ao Ministério da Agricultura do país, executará um programa de Carne Natural, que promoverá a produção de carne bovina proveniente de animais alimentados a pasto e sem o uso de antibióticos. A carne cumprirá diversos requisitos para que se encaixe na denominação de carne natural, entre eles, requisitos de bem-estar animal, rastreabilidade e alimentação.
Este programa permitirá responder à demanda de exigentes mercados internacionais, como o norte-americano, onde este tipo de produto tem alta demanda.
A ministra da Agricultura do Chile, Marigen Hornkohl Venegas, disse que a população norte-americana é uma das grandes demandantes de produtos naturais e orgânicos, razão pela qual o setor pecuário chileno tem uma grande oportunidade de mercado ao diferenciar os atributos de valor da carne, baseado em um padrão que considera uma alimentação natural, o bem-estar animal e os manejos sanitários específicos.
O chefe do Programa de Sistemas Pecuários da Fundación Chine, Alberto Niño de Zepeda, disse que espera que até o final de 2009 o país já esteja exportando carne natural aos Estados Unidos. Ele destacou que o Programa Carne Natural seguirá um protocolo de produção primária e de industrialização, gerando um produto de qualidade máxima com garantia de rastreabilidade desde a fazenda de origem até o produto embalado. O Programa foi lançado na semana passada, em Chillán, se terá duração de três anos.
A reportagem é do Invertia, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Sem duvida nenhuma tem-se visto uma demanda crescente por produtos “naturais” e organicos por parte da populacao norte-americana. Crescimento esse que chega a 20% ao ano. No setor das proteinas animais (bovina, suina, aves, e frutos do mar) o crescimento e maior ainda, chegando a 55.4% em 2005. Mas vale apena resaltar que o comercio de produtos organicos e “naturais” corresponde a menos de 5% do total dos alimentos comercializados nos Estados Unidos. Existe ainda a concorrencia com o produto interno. Consumidores norte-americanos chegam a pagar por produtos organicos domesticos de origem animal um premium de ate 200% sobre o valor da mercadoria produzia atraves do modo convencional. Este fator ajuda ainda mais a estimular a producao interna, e a concorrencia para produtos de origem internacional. Com certeza este nao e um mercado tao facil de se infiltrar como e protagonizado por entidades chilenas na materia acima. Existe sim uma alta demanda por carne de alta qualidade e valor agragedo nos Estados Unidos, mas mercado esse que ja tem dono, os proprios americanos.