Uma missão de técnicos chilenos está no Brasil para avaliar o sistema sanitário brasileiro e deve habilitar ao final das visitas 17 plantas nacionais para que as exportações de carne bovina in natura sejam restabelecidas.
Uma missão de técnicos chilenos está no Brasil para avaliar o sistema sanitário brasileiro e deve habilitar ao final das visitas 17 plantas nacionais para que as exportações de carne bovina in natura sejam restabelecidas.
A informação foi confirmada por uma fonte do setor, que informou ainda que uma missão da União Européia está para chegar ao Brasil em janeiro de 2009. “Ao que tudo indica os chilenos farão essas habilitações e permitirão que o Brasil vá incluindo novos frigoríficos nessa lista na medida em que eles atenderem as exigências sanitárias cobradas”, disse a fonte.
Hoje, a missão chilena chegou ao Rio Grande do Sul para cumprir roteiro em Uruguaiana, Bagé e Porto Alegre. A expectativa é de que os trabalhos no Estado terminem amanhã para que o grupo siga para Rondônia. Antes de visitar os estabelecimentos gaúchos, os técnicos estiveram em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais.
Em outubro de 2005, o Chile impôs um embargo ao produto brasileiro após casos de febre aftosa identificados no Mato Grosso do Sul e no Paraná. Atualmente, o Chile só compra carne in natura do Rio Grande do Sul.
Depois do reconhecimento de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como áreas livres de febre aftosa com vacinação e da liberação o Brasil passou a pressionar o governo chileno para que houvesse a liberação das importações.
Apesar de negar que tenha sido em retaliação, o governo brasileiro deixou de importar temporariamente alguns tipos de frutas chilenas, alegando problemas sanitários. Depois de algumas conversas entre os dois países, o Brasil suspendeu o embargo das frutas e aguarda até hoje a liberação das exportações de carne bovina para aquele país.
A matéria é de Alexandre Inácio, da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.
0 Comments
Informo que os mesmos já estiveram aqui em Rondônia nos dias 24-25-26 do mês de Novembro, onde estiveram em Porto Velho, em Porto Rolim de Moura do Guaporé e depois na cidade de Vilhena, conhecendo e auditando a Agencia de Defesa Sanitaria do Estado de Rondonia, Idaron.
Na oportunidade conheceram o trabalho que é desenvolvido, na aréa de fronteira com a Republica da Bolivia, conheceram as embarcações e aeronave que dá apoio na vigilancia, bem com o sitema de AUTOTRAC.