Santa Catarina foi reconhecida pelo Chile como área livre de aftosa sem vacinação. Com isso, os chilenos poderão comprar carne suína catarinense. De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), até o próximo dia 27 o governo brasileiro deve enviar uma lista com o nome dos frigoríficos catarinenses que abatem suínos. Um mês depois uma comissão de técnicos chilenos chegará ao estado para avaliar as condições sanitárias dos abatedouros.
Santa Catarina foi reconhecida pelo Chile como área livre de aftosa sem vacinação. Com isso, os chilenos poderão comprar carne suína catarinense.
A estimativa da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) é que o país precise importar 50 mil toneladas de carne suína por ano.
De acordo com o deputado federal Valdir Colatto (PMDB-SC), até o próximo dia 27 o governo brasileiro deve enviar uma lista com o nome dos frigoríficos catarinenses que abatem suínos. Um mês depois uma comissão de técnicos chilenos chegará ao estado para avaliar as condições sanitárias dos abatedouros. Depois da inspeção, o Chile definirá os frigoríficos que serão habilitados para exportação.
As informações são de Fabíola Salvador, do jornal O Estado de S.Paulo.