O método Penn State Particle Size Separator para a predição do tamanho de partículas de silagens
8 de novembro de 2002
Receita com exportação de carne sobe 6,5%
12 de novembro de 2002

Chile suspende importações de carne do Mato Grosso do Sul

O Chile suspendeu na sexta-feira (08) as importações de carne de Mato Grosso do Sul. A medida foi tomada porque o Estado faz fronteira com o Paraguai, país onde foi encontrado gado infectado pelo vírus da febre aftosa.

O governo brasileiro considerou a decisão arbitrária e exigiu a revogação imediata da suspensão. “A atitude é arbitrária e sem nenhum fundamento científico. O Brasil não pode aceitá-la”, afirmou o chefe do departamento de Defesa Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), João Cavallero.

Segundo o delegado federal da Agricultura em MS, José Antônio Roldão, o Mapa já está tomando providências para reverter a suspensão. “Mato Grosso do Sul está em condições de atender mercados de qualquer parte do mundo”, declarou.

A resolução diz que a medida será mantida até que as autoridades veterinárias brasileiras entreguem informações detalhadas sobre a evolução da doença na área afetada e as medidas de controle adotadas.

O Brasil não tem indícios de febre aftosa há mais de um ano, segundo o ministério. O país também tomou providências para isolar a fronteira brasileira da paraguaia para evitar que a doença atingisse o gado no país. Em muitas regiões do país, como no Mato Grosso, estão sendo desenvolvidas campanhas de vacinação em massa dos rebanhos contra a febre aftosa. Todos os animais, independentemente de idade, têm que ser vacinados.

Fonte: Folha de S.Paulo e Campo Grande News (por Paulo Nonato de Souza), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.