Produção de carne da Austrália deve aumentar 3% em 2005
17 de agosto de 2005
RS: INPI deve conceder selo Carne do Pampa este ano
19 de agosto de 2005

Chile: UE muda classificação de risco para vaca louca

A União Européia qualificou o Chile como o país de risco nível 3 para EEB. A conclusão leva em conta o fato de o Chile ter importado farinha e osso de carne do Canadá em 1997 e dos Estados Unidos em 2000, quando nenhum destes países ainda apresentava a doença.

A informação foi divulgada pelo diretor do Serviço Agrícola e de Pecuária (SAG), Francisco Bahamonde, que explicou que o Chile passará da Lista 1, na qual estão incluídos países com pouca possibilidade de registrar a doença, para a lista 3, que inclui nações com maior probabilidade de contaminação. As autoridades afirmaram, porém, que isto não significa que a EEB está presente no país, sendo que as exportações de carne chilena continuarão sendo feitas à UE. Só será proibido o envio de tripas.

Bahamonde afirmou que a população chilena deve ficar tranqüila, já que o Serviço Agrícola e de Pecuária “tem a certeza que a doença não está no Chile”. Para o diretor do órgão, a qualificação da União Européia origina-se de um problema de caráter administrativo.

Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.