Uma missão técnica chilena deve chegar ao RS na próxima semana, onde deverá ficar entre 5 e 9 de junho. A meta é inspecionar a sanidade do rebanho gaúcho para decidir sobre a manutenção do embargo às carnes do estado.
A sugestão do roteiro será definida hoje, em reunião com a Superintendência do Ministério da Agricultura no RS (Mapa/RS). Mas o trajeto final será definido pelos técnicos chilenos.
“O Chile quer avaliar a operacionalização do nosso sistema de defesa animal, principalmente na relação das propriedade com as inspetorias”, detalhou o chefe da Divisão de Fiscalização e Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura (SAA), Fernando Groff, em matéria do Correio do Povo/RS.
O Chile suspendeu a importação de carne bovina brasileira desde outubro do ano passado.
0 Comments
Em relação à visita dos técnicos chileno ao Rio Grande do Sul, pode ser considerada positiva, pois esta na hora de começar a caminhar para o fim destes embargos, mas para isso precisamos encarar com muita seriedade todas as medidas implementadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, para não sermos pegos de novo de surpresa.
Temos que fazer a lição de casa, realizar de forma transparente todas as atividades relativas a manejos, seja sanitário, nutricional, reprodutivo, e documentar todos os procedimentos que envolve o rebanho para podermos aquilatar as informações solicitadas pelas autoridades sanitárias brasileiras e do mercado externo.
Em relação ao Sisbov, deverá ser realizado o monitoramento de todo o rebanho inscrito no sistema, conforme determina a legislação, mas com transparência e qualidade nos serviços, porque não adianta ter acreditação no sistema mas a campo não executam a legislação em vigor.
Por isso reafirmo, é de suma importância, ter seriedade no trabalho que realizamos.