Rússia volta a comprar carne de Mato Grosso
30 de maio de 2008
Supermercados vêem vendas caírem com alta dos preços
30 de maio de 2008

China abre mercado para três frigoríficos brasileiros

Uma unidade do Marfrig, em Promissão; uma do Minerva S.A., em Barretos; e uma do Bertin, em Lins, todas em São Paulo, receberam o aval para exportar carne bovina in natura para a China. Segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, Paul Liu, o maior número de fornecedores trabalhando o mercado chinês permitirá a entrada de cortes ainda não consumidos no país, como os mais nobres.

Uma unidade do Marfrig, em Promissão; uma do Minerva S.A., em Barretos; e uma do Bertin, em Lins, todas em São Paulo, receberam o aval para exportar carne bovina in natura para a China.

“Recebemos a informação quando estivemos em março em Pequim, durante missão oficial para discutir questões envolvendo abertura de mercados para suínos, bovinos e aves”, contou o secretário de relações internacionais do agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), Célio Porto.

A habilitação foi publicada no diário oficial chinês no dia 14 de março e o comunicado oficial, no Brasil, data de 17 de março, conforme informações da secretaria. O documento oficial foi concedido pela Administração Geral de Superintendência de Qualidade, Inspeção e Quarentena da República Popular da China.

Até então havia apenas um frigorífico brasileiro autorizado a comercializar diretamente carne bovina in natura para a China, o frigorífico Mercosul, no Rio Grande do Sul.

Segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, Paul Liu, o maior número de fornecedores trabalhando o mercado chinês permitirá a entrada de cortes ainda não consumidos no país, como os mais nobres.

Reportagem de Érica Polo, do Diário do Comércio e Indústria/SP, informou que o potencial é grande para a venda de patinho, paleta, coxão mole e cortes de dianteiro. No caso dos cortes nobres, a demanda a ser atendida virá das churrascarias e restaurantes ocidentais presentes nas grandes cidades chinesas. Atualmente, as exportações de carnes para o país se concentram em miúdos de bovinos.

Comments are closed.