Brasil define ajuda ao Paraguai no combate à aftosa
6 de outubro de 2002
Nova Zelândia: Status de livre de EEB é vital para seus mercados de exportação
8 de outubro de 2002

China implementa novas regulamentações para o comércio de carnes

A China deverá implementar novos requerimentos de rotulagem para carnes importadas para o atacado como parte das novas diretrizes das autoridades de quarentena do país. As novas regulamentações deverão entrar em vigor neste mês.

Os Estados Unidos, no entanto, estão se opondo à implementação imediata destas novas regulamentações alegando que não foi permitido tempo suficiente para os comerciantes cumprirem com as exigências. Os oficiais do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) conseguiram um acordo verbal com a China declarando que o comércio não seria interrompido e que os oficiais chineses continuariam aceitando importações de carne sob os procedimentos previamente estabelecidos até que certos assuntos fossem resolvidos.

As novas regulamentações chinesas solicitam que a embalagem das carnes tenha informações claras em inglês ou em chinês indicando variedades, especificações, tamanhos, origem, data de produção, data de validade, temperatura de armazenagem, número de registro da fábrica e destino. O destino tem que estar registrado como República Popular da China. O contêiner tem que estar fechado com uma marca de inspeção e quarentena. Os materiais utilizados nas embalagens internas precisam ser não-tóxicos e não-nocivos e devem ser marcados com o nome especifico do produto e o número de registro da fábrica.

A regulamentação foi publicada em chinês no website da Administração Geral de Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China no mês passado.

A Federação de Exportações de Carne dos EUA e a indústria de carnes do país solicitaram que a Comissão de Comércio dos EUA para Beijing levantasse o assunto dos novos requerimentos de rotulagem de carnes com oficiais de Beijing e expressaram suas insatisfação com a inadequada notificação fornecida à Organização Mundial de Comércio (OMC) sobre as regulamentações. Eles reclamam que estas novas regulamentações chinesas terão um grande impacto em todos os exportadores de carnes, tanto vermelhas como de frango, para a China. Apresentações similares estão sendo feitas aos oficiais chineses que visitam Washington.

Fonte: MeatNews, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.