

A China deve continuar habilitando novos frigoríficos brasileiros. Ao Agro Estadão, o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Luís Rua, disse que o parceiro asiático nunca indicou que as habilitações iriam ser suspensas durante o período de vigência das medidas de salvaguardas sobre a carne bovina.
“Nunca houve nenhum tipo de manifestação da China sobre isso”, destacou o secretário. O posicionamento ocorreu depois que o assessor especial do Mapa, Carlos Ernesto Augustin, afirmou que a China não habilitaria novas plantas durante os próximos três anos.
A fala foi rebatida por membros do setor privado consultados pela reportagem. Internamente, a avaliação era de que isso foi uma interpretação do assessor e não houve nenhum comunicado oficial nesta direção. Nesta quarta-feira, 25, Rua confirmou que a informação “não procede” e os chineses nunca sinalizaram sobre a suspensão de novas habilitações.
Atualmente, de acordo com o site chinês de registros de importadores, o Brasil tem 67 plantas frigoríficas habilitadas. Há expectativa do setor para que novas habilitações ocorram ainda neste ano.
Quanto ao mecanismo para distribuição da cota brasileira livre da tarifa de 55% imposta pela salvaguarda chinesa, o tema segue sendo discutido internamente no governo. Ainda não há conclusão sobre o parecer técnico por parte do Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).
No entanto, uma reunião extraordinária do Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), núcleo executivo da Câmara de Comércio Exterior (Camex), ligado ao MDIC, está prevista para ocorrer na sexta-feira, 27. É provável que o tema entre na pauta do encontro, de acordo com fontes do setor.
Fonte: Estadão.