As autoridades comerciais da China determinaram a suspensão das importações de todos os produtos de origem animal oriundos da Holanda. A decisão, tomada sexta-feira passada, veio após a destruição de uma carga de produtos holandeses, que não estavam de acordo com os requerimentos da União Européia (UE).
A proibição da China veio após as autoridades de quarentena terem descoberto, na província de Jiangsu, resíduos de cloranfenicol em intestinos de suínos, usados como envoltório de salsichas, segundo anunciado pela agência de notícias chinesa, Xinhua News Agency. A agência citou também relatórios oficiais da França, Alemanha e Irlanda que informam a descoberta deste resíduo em produtos derivados de carne bovina e para uso na alimentação animal, importados da Holanda.
Todos os produtos de origem animal importados antes de sexta-feira, serão inspecionados e destruídos, caso necessário, segundo os administradores da quarentena e o Ministério de Comércio Exterior da China. O cloranfenicol, potente antibiótico, foi proibido pela União Européia devido ao fato de que altas doses provocaram suspeitas de anemia em humanos.
Fonte: Associated Press Writer, adaptado por Equipe BeefPoint