Análise semanal – 22/05/2005
22 de junho de 2005
IBGE: abate de vacas totaliza 39,2% no primeiro trimestre
24 de junho de 2005

China registra novo foco de aftosa

A China registrou um novo foco de febre aftosa no gado bovino da região autônoma de Xinjiang, no oeste do país, segundo informação do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O foco foi descoberto no distrito de Weili, em Xinjian, segundo Noureddin Mona, representante da FAO na China, citado pelo jornal South China Morning Post.

A fim de conter a epidemia, as autoridades sacrificaram 261 vacas, incluindo os 40 exemplares em que a doença foi diagnosticada. “No último dia 19, o laboratório de referência nacional da febre aftosa confirmou o foco”, disse Mona, enquanto o Ministério da Agricultura acrescentou que a situação estava sob controle.

Segundo o ministério, a doença ficou sob controle depois de quatro focos registrados entre abril e maio, que levaram ao sacrifício de mais de quatro mil cabeças de gado bovino. Tais casos foram detectados nas províncias de Hebei (norte), Shandong, Jiangsu (leste), na região de Xinjiang e em Pequim, segundo o ministério.

As autoridades chinesas sustentam que a aftosa é pouco freqüente no país, uma afirmação posta em dúvida pelos especialistas estrangeiros, que acham que na China poderia estar a causa de uma epidemia da doença em Taiwan em 1997, a primeira registrada na ilha desde 1968.

Recentemente, em evento ocorrido em São Paulo, uma especialista em agricultura chinesa, afirmou que a aftosa é endêmica na China, que não permitia uma ampla divulgação dos fatos por jornalistas internacionais.

Fonte: Clic RBS/Agrol, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.