A China concordou em retomar as importações de carne bovina da África do Sul, reconhecendo algumas regiões do país como zonas livres de febre aftosa e permitindo que essas áreas exportem para a China, anunciou a Administração Geral das Alfândegas nesta sexta-feira.
De acordo com o anúncio, a retomada foi revelada pela Administração Geral das Alfândegas e pelo Ministério da Agricultura e dos Assuntos Rurais em um comunicado conjunto na quinta-feira e entrou em vigor no mesmo dia.
Os dois departamentos impuseram anteriormente uma proibição às importações de carne bovina sul-africana por causa de um surto de febre aftosa no país.
Desde então, a África do Sul tem tomado ativamente várias medidas para prevenir e controlar a doença, segundo o comunicado. Por meio de uma estreita cooperação entre as autoridades relevantes dos dois países e de avaliação científica e consulta técnica, a China reconheceu o sistema de prevenção e controle epidêmicos da África do Sul de acordo com a lei e emitiu oficialmente um aviso para suspender a proibição às exportações de carne bovina de regiões específicas da África do Sul para a China.
Quando as importações em questão entrarem no país, a alfândega da China realizará inspeção e quarentena de acordo com a lei para garantir a segurança e higiene dos produtos, explica o documento.
Fonte: Xinhua.