O governo chinês reafirmou ontem (19) que tem interesse em ampliar as importações de carne bovina do Brasil, informou o secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Amauri Dimarzio, que reuniu-se com o vice-ministro da Administração Geral da Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, Wang Qinping.
O secretário-executivo disse ainda que a embaixada do Brasil em Pequim recebeu do governo chinês, em julho passado, um pedido de avaliação de controle de resíduos da carne bovina, com vistas a ampliar as vendas do produto para aquele mercado. Atualmente, o Brasil tem uma cota de exportação de 10 mil toneladas/ano para a China.
O País encontra-se no quarto estágio de avaliação para a abertura do mercado chinês para a carne bovina in natura, ou seja, falta apenas responder ao questionário sobre resíduos. Após isso, uma missão chinesa virá ao Brasil inspecionar os frigoríficos habilitados.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Gazeta Mercantil (por Neila Baldi), adaptado por Equipe BeefPoint