A carne bovina produzida na região sul do Mato Grosso do Sul começará a ser exportada para a China nas próximas semanas. Compradores chineses estão na região de Dourados visitando frigoríficos para acompanhar todo o processo industrial e já fecharam a aquisição de um lote de cinco mil toneladas de carne.
O casal Alex Yeung e Ivy Zhang está sendo acompanhado pelo veterinário Marcílio Clemente. Eles estiveram em Itaporã, no Independência, de Nova Andradina (um dos maiores exportadores do País) e outros com capacidade para embarcar o produto para exportação.
Yeung e Zhang trabalham na empresa Park Internacional Inc., sediada em Guangzhou, uma importadora de carne da China. Eles estão conhecendo o mercado brasileiro para fechar negócios em vários Estados.
Clemente disse que a principal preocupação dos chineses é com a qualidade da carne, “eles são um dos mais rígidos do mundo”. A preferência é por carne sem osso, livre de gordura, e também por miúdos.
A carne produzida em Mato Grosso do Sul é diferente, de acordo com os compradores da China, tanto no sabor quanto na consistência. Os consumidores daquele país preferem comer o produto em fritura, com pouco óleo, acrescentando vegetais.
Apesar de a China ser o país mais populoso do mundo, o hábito de comer carne bovina é recente. Porém, hoje, todo o produto que chega aos açougues e supermercados é consumido, apesar do preço ser o equivalente ao dobro do praticado nos grandes centros brasileiros.
Até agora, o principal mercado consumidor era a União Européia (EU), que exige a adoção do sistema de rastreabilidade bovina, lançado no mês passado em nível nacional. Com as primeiras compras chinesas, os frigoríficos que operam no sul do Estado abrem um novo e promissor mercado para a carne bovina, diante do potencial de consumo daquele país.
Fonte: Correio do Estado/MS (por Cícero Faria), adaptado por Equipe BeefPoint
0 Comments
Já que os chineses são exigentes com relação à qualidade da carne,é bom avisar-lhes que a mais sadia é a nossa.
Basta mostrar-lhes como nossa carne é produzida,ou seja, a pasto,e suplementados,com matérias primas nobres.