Coréia: importações de carne continuam crescendo
14 de dezembro de 2004
Brasil exporta US$ 2,25 bilhões até novembro
16 de dezembro de 2004

CICB comemora manutenção da taxa do wet blue

O presidente do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Amadeu Fernandes, comemorou a decisão do Governo Federal de voltar atrás e manter em 7% a alíquota de exportação sobre o couro wet blue. A Resolução 001 da Câmara de Comércio Exterior (Camex) reduziu a alíquota, em janeiro deste ano, de 9% para 7%. Em 2005, passaria para 4% e a partir de 2006 seria zerada.

Fernandes participou da reunião da Câmara, que se reuniu para tratar do assunto. “Trabalhamos durante todo o ano, a fim de mostrar a necessidade de manter a alíquota, devido à reciprocidade do mercado internacional, que aplica o mesmo imposto, o que vem nos dar igualdade de condições para competir”.

Segundo ele, o governo entendeu a tese do setor coureiro-calçadista, o que vem abrir portas para uma discussão de planejamento de longo prazo para o segmento e a geração de muitos empregos. Dados do CICB indicam que as exportações do setor devem crescer na ordem de 22%, em comparação com o mesmo período de 2003.

Somente o couro deve fechar o ano com uma exportação de 1,4 bilhão de dólares. Segundo Fernandes, o setor contribui com 3,8 bilhões de dólares ao superávit da balança comercial, o equivalente a 12% do total. “As importações são muito pequenas”. Além disso, contribui com a geração de 500 mil empregos em toda a cadeia produtiva.

Fonte: Diário Popular/RS (por Luciara Schneid), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.