Burger King: 1 milhão de clientes atendidos no Brasil
12 de maio de 2005
Brasil busca retomar exportações aos EUA até 06/06
16 de maio de 2005

Ciclo de apresentações Lallemand Animal Nutrition – Otimização da Dinâmica Ruminal

A Lalemand Animal Nutrition, empresa canadense especialista na produção de leveduras vivas, inoculantes de silagens e minerais orgânicos, está promovendo um ciclo de apresentações no Brasil aonde o assunto da pauta é a otimização da dinâmica ruminal. Tendo como palestrante John Bax, este atuou em pesquisas em nutrição proteica em ruminantes na Scottish Agricultural College (SAC) indo após para o Crichton Royal Farm (CRF), que é o centro para pesquisa leiteira no sudoeste da Escócia. É consultor especialista em gado de leite no Reino Unido trabalhando no desenvolvimento de novos inoculantes biológicos de silagens e no desenvolvimento de um programa integrado de nutrição e planejamento de forragens. Atualmente como Diretor Técnico ele provê apoio com uma atuação global para Lallemand Animal Nutrition com enfoque na produção de ruminantes, e com um interesse particular na otimização de função ruminal de forma a melhorar a saúde e o desempenho animal.

Na sua apresentação abordará aspectos relativos ao ambiente do rumem e como ele se constitui em um eco-sistema complexo. A fermentação é conduzida por uma combinação de bactérias, fungos e protozoários e eles podem formar mais do que 60% da massa microbiana total. Mais de 200 espécies de bactérias ruminais já foram identificadas até então, cada qual com um papel específico na dinâmica do funcionamento do rumem. As funções incluem degradação ou utilização de celulose, hemi-celulose, amido, açúcares, proteínas e lipídios, e a formação de metano. Quando a dieta é alterada, ou oferecendo boa qualidade de pastagem ou de alimentos concentrados, o equilíbrio da população do rumem mudará em resposta.

Também discutirá uma situação importante do ponto de vista do funcionamento desta dinâmica, onde a acidose ruminal cada vez mais está ficando caracterizada como a mais comum das desordens em ruminantes, mostrará como ela pode estar relacionada ao alimentar os animais com alimentos rapidamente fermentáveis para níveis mais altos de produção. Muitos casos são compostos por uma falta de fibra estrutural efetiva na dieta sendo que a acidose pode reduzir o desempenho tanto diretamente, reduzindo a ingestão de alimentos, por exemplo como indiretamente por condições associadas como laminite. Até que ponto o desempenho estará reduzido dependerá do grau da falta de gerenciamento do rumem.

Outro ponto que abordará será a laminite como um exemplo interessante do vínculo entre saúde do rumem e saúde do animal. Sendo um problema multi fatorial, é uma das razões mais comuns para descarte de vacas do rebanho leiteiro. As estratégias de manejo para reduzir o risco da acidose sub-aguda serão discutidas, já que este é um problema difundido que tem implicações sérias no longo prazo para saúde e produtividade do rebanho.

As apresentações serão realizadas no dia 17 de maio às 14:00 hs no Auditorio da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo com entrada livre e no dia 19 de maio às 13:30 hs durante o VII SIMPÓSIO GOIANO SOBRE MANEJO E NUTRIÇÃO DE BOVINOS DE CORTE E LEITE que ocorrerá entre 18 a 20 de maio de 2005 no Auditório da FAEG (RUA 87 – Nº 662 – SETOR SUL – GOIÂNIA, GO – (19) 3232 7518).


Foto: “Animais submetidos à um regime alimentar intenso são os mais propensos ao aparecimento da acidose sub aguda”.

Para receber o resumo completo das apresentações, por favor preencha o formulário abaixo.

Fonte: Lallemand

Os comentários estão encerrados.