Ciclone coloca Sul e Sudeste em alerta até sábado

Um ciclone extratropical vai se formar nesta quarta-feira (12/7) no Rio Grande do Sul, mas seus efeitos devem ser sentidos em toda região Sul e algumas áreas do Sudeste. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) convocou uma coletiva especial para tratar do fenômeno e suas intercorrências.

A previsão é de temporais na região Sul entre quarta (12/7) e quinta-feira (13/7), onde são previstos volumes acima dos 100 milímetros. O instituto também destaca atenção especial para a região metropolitana da capital Porto Alegre, porque, além das chuvas, os ventos podem ser extremamente fortes.

“Os ventos começam a ficar intensos ao longo da manhã e se intensificam a tarde e a noite no Estado. Podem chegar a 110km/h em algumas áreas, principalmente no leste e áreas de serra gaúcha”, afirmou a meteorologista e coordenadora-geral de meteorologia aplicada, desenvolvimento e pesquisa do Inmet, Marcia Seabra, em entrevista coletiva transmitida via internet.

De quarta (12/7) para quinta-feira (13/7), os ventos começam a atingir Santa Catarina e ainda se mantêm fortes no Rio Grande do Sul. Na sexta-feira (14/7), avançam para o litoral do Paraná e de São Paulo, e, no sábado (15/7), chegam ao Rio de Janeiro. A intensidade das ventanias será alta em todos os Estados.

Depois da passagem da frente fria, associada ao ciclone, uma massa de ar frio surge sobre a região Sul, mais exatamente na sexta-feira (14/7). Marcia Seabra informou que há previsão de geada em vários pontos da região, com temperaturas próximas a zero graus nas serras gaúcha e catarinense.

“No sábado (15/7), as temperaturas seguem baixas, com previsão de geada em áreas da Serra da Mantiqueira nos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, além do sul de paulista”, complementou a especialista.

Como receber alertas da Defesa Civil

O coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Tiago Schnorr, sugere que se evite o tráfego em rodovias durante as chuvas e ventos mais intensos.

“A população precisa ficar atenta aos alertas que serão enviados pela Defesa Civil e procurar locais seguros para ficar durante os picos de rajadas de vento mais intensas”. Para receber os alertas, basta enviar um SMS para o número 40199 com o seu CEP.

Ressaca em todo litoral Sul e Sudeste

A Marinha do Brasil também emitiu alerta para navegantes com relação ao ciclone. Há previsão de ressaca desde o Chuí, no extremo sul do Rio Grande do Sul, até Campos, no norte do Rio de Janeiro, desde a noite da quarta-feira (12/7) até o sábado (15/7).

Fonte: Globo Rural.

Os comentários estão encerrados.

Nutrien corta produção de potássio após greve em portos canadenses impactar exportações
12 de julho de 2023
Burger King em SP vira Casa da Barbie e serve combo com molho rosa
12 de julho de 2023