Adeus às fotos de Cheesburgers ou asas de frango de redes de fast-food como o McDonald’s postadas nas ruas. A cidade holandesa de Haarlem, que tem cerca de 160.000 habitantes e fica a poucos quilômetros de Amsterdã, decidiu proibir outdoors promovendo produtos à base de carne. No entanto, a proibição desse tipo de publicidade não entrará em vigor imediatamente, mas terá que esperar até 2024.
Assim, Haarlem será a primeira cidade do mundo a introduzir tal proibição. A proposta, recentemente aceita pela prefeitura, foi lançada em 2021 pelo vereador Ziggy Klazes, do partido ambientalista GroenLinks. A iniciativa faz parte de um projeto maior que visa reduzir as emissões poluentes da agricultura intensiva.
Uma proibição que divide a opinião pública
A proibição, porém, não foi aceita por todos com o mesmo entusiasmo. Aliás, há que, assim como o professor de direito administrativo Herman Bröring, ele considera a proibição dos anúncios em questão uma violação da liberdade de expressão.
Por sua vez, a Conselheira Klazes defendeu sua posição explicando:
Não podemos limitar a liberdade das pessoas em suas casas. – explicou Ziggy Klazes – Mas certamente não podemos dizer a eles que há uma crise climática e continuar a pressioná-los a comprar produtos que contribuíram para causar essa mesma crise. Quem quiser continuar a torrar pode fazê-lo, mas não queremos promover este mercado com publicidade.
Fonte: Green Me.