Cientistas chilenos criam sistema de controle de geadas único no mundo

Uma equipe de cientistas chilenos desenvolveu uma plataforma móvel que, além de gerar energia eólica, permite otimizar a criação de gado e combater as geadas que prejudicam a produção agrícola do país.

No município de Machalí, cerca de 100 quilômetros ao sul de Santiago, este grupo de especialistas aplicou com sucesso a nova invenção. Os técnicos movimentam a plataforma com um braço articulado que conta com uma hélice portátil na extremidade. Os cientistas utilizam o vento gerado pelas hélices para hidratar ou desidratar a fruta aplicando ar quente ou regando com água fresca.

As características desta plataforma, de origem neozelandesa e fabricada com tecnologia chilena, a transforma em uma ferramenta útil para qualquer estação do ano.

Graças à altura da estrutura, a plataforma também é utilizada para gerar energia eólica, que pode ser usada em galinheiros, estábulos e outras instalações agropecuárias.

Este mecanismo ajuda a controlar as altas temperaturas nos espaços criadores de gado, graças ao ar úmido que das hélices, uma técnica que segundo os produtores teve resultados muito positivos durante o último verão.

A invenção também é eficiente no que se refere ao consumo de combustível. Os criadores detalham que a plataforma requer cinco litros de petróleo por hora, uma quantidade sensivelmente inferior aos sistemas convencionais, que precisam de 50 litros.

Fonte: Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

Atacado –24-10-2016
25 de outubro de 2016
Sadia investe R$ 50 milhões em linha de pratos com Jamie Oliver
25 de outubro de 2016