EUA: fundo arrecadado por produtores de carne mantém foco em promoções de verão para aumentar demanda em curto prazo
5 de setembro de 2002
Mesmo fracas, geadas acabam com o pasto em MS
9 de setembro de 2002

Cigarra ou Formiga ?

Todos certamente conhecem a fábula da cigarra que, no inverno, foi pedir socorro à mesma formiga de quem havia zombado por estar trabalhando duro durante todo o verão, enquanto, nessa época, ela cantava a facilidade da vida.

Não me lembro bem se a formiga ajudou ou não a cigarra, além do mais, acho que isso depende da versão de quem conta, mas o fato é que a fábula ressalta a importância da estacionalidade da produção na seleção dos mais aptos.

Num país tropical como o nosso, ainda existe algum espaço para pecuaristas que só desfrutam das benesses do verão pois aqui, com baixa lotação, durante o período de seca a vaca até emagrece, mas raramente morre. Em outros lugares menos “abençoados” por Deus, isso nunca foi possível sem que houvesse reserva de forragem e a seleção natural já se encarregou de matar essa categoria que só faz cantar na época de fartura.

Atualmente, e não que o clima tenha mudado tanto assim, mas as condições econômicas estão pressionando os pecuaristas a aumentar a lotação e, para isso, se transformam cada vez mais em formigas…

Hoje já é mais comum encontrar na paisagem pecuária máquinas fazendo silagem durante o verão e até mesmo feno, como nessa fotografia de um cliente de Goiás.

Alguns vizinhos, por enquanto, ainda acham que dá muito trabalho e que não vale a pena. Outros, que já amargaram o prejuízo de um fogo na seca ou mesmo sentiram o quanto é difícil a recuperação de um pasto sem reserva no início do verão, começam a fazer contas de um modo um pouco diferente e já aceitam a hipótese de armazenar forragem.

Como pecuarista você está mais para cigarra, ou já virou formiga ?


ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br

Os comentários estão encerrados.